Numape Lança Livro em Evento Alusivo ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

Em alusão ao dia 25 de novembro, reconhecido como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, promove o evento “Relacionamento Abusivo: uma discussão sobre a violência contra a mulher”, no auditório do PDE, no Campus Uvaranas, a partir das 8 horas. As inscrições podem ser realizadas no site do evento.

Nesta data, será promovida uma Mesa redonda composta pelas palestrantes Ivanete Paulino Xavier, coordenadora administrativa da rede mulheres negras do Paraná e Viviane Luisa Berger silva, psicóloga, analista de comportamento e que atuou como Psicóloga do Numape/UEPG.

Nesta mesma oportunidade, ocorrerá o lançamento do livro “Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência”. A obra, organizada pelas professoras Cleide Lavoratti e Maria Cristina Rauch Baranoski, do Numape/UEPG, conta com a colaboração de diversas instituições e profissionais que atuam na área do enfrentamento à violência contra a mulher.

O livro que foi construído coletivamente por pesquisadores da temática e pelas equipes que trabalham na Rede de Proteção à Mulher em situação de violência doméstica e familiar no Município de Ponta Grossa (PR). O objetivo é ampliar o olhar da sociedade sobre a violência contra a mulher e oferecer subsídios ao leitor quanto ao trabalho em rede, necessário para garantir a proteção integral das pessoas que sofrem violência.

O livro conta com 10 capítulos que tratam das discussões sobre gênero, masculinidades e violências, além de apresentar o trabalho das principais instituições que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher no município, como a Patrulha Maria da Penha, Ministério Público, Juizado de Violência Doméstica e Familiar, Casa Corina Portugal, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, dentre outras.

Essa edição especial foi idealizada pelo Núcleo Maria da Penha – Numape/UEPG, projeto de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa ligado ao Programa Universidade Sem Fronteiras da SETI, que iniciou suas atividades em 02 de janeiro do ano de 2018, a partir da união dos esforços de professoras do Departamento de Serviço Social e de Direito da UEPG, cuja característica é o trabalho interdisciplinar para o acolhimento e atendimento da mulher em situação de violência doméstica e familiar.