Agosto lilás: Numape divulga vídeo sobre rede de proteção às mulheres

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Atualmente, o município de Ponta Grossa conta com diversos dispositivos atuantes para combater a violência contra a mulher. Para conscientizar a população, a equipe do Núcleo Maria da Penha (Numape) gravou um vídeo especial sobre o assunto. A iniciativa também pretende informar sobre o “Agosto Lilás”, campanha nacional realizada em referência à data de sanção da Lei Maria da Penha. Acompanhe o material e conheça os locais que prestam atendimentos, fazem encaminhamentos e fornecem orientações necessárias para combater esse tipo de violência.

 

 

Serviços que são prestados no município de Ponta Grossa:

Núcleo Maria da Penha (NUMAPE): projeto de extensão da UEPG, realiza atendimento com equipe técnica especializada (Advogada, Assistente Social e Psicóloga); podem solicitar Medidas Protetivas de Urgência; prestam atendimento jurídico, social e psicológico humanizado e gratuito.

Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM): unidades da Polícia Civil que realizam o atendimento inicial à mulher em situação de violência; realizam registro de Boletim de Ocorrência; solicitam Medidas Protetivas de Urgência; fornecem suporte policial à domicílio; realizam encaminhamentos à rede conforme a demanda;

Juizado/Vara especializada no atendimento de crimes contra a mulher: órgão do Poder Judiciário com competência criminal, tendo como principais funções julgar ações penais e conceder medidas protetivas; atuam com a responsabilização do/a autor/a de violência e proteção da mulher vítima; prestam orientações e encaminhamentos à rede conforme a demanda; realizam atendimento humanizado por equipe de referência;

Patrulha Maria da Penha: serviço municipal que visa à segurança da mulher, atuando no monitoramento do cumprimento de Medidas Protetivas, realizado pela guarda municipal; prestam visitas em domicílio; realizam orientações referentes à Medidas Protetivas; interagem com o Poder Judiciário;

Casa Corina Portugal: fornecem o acolhimento institucional temporário à mulher vítima de violência e seus familiares; atuam com a identificação de demandas socioassistenciais para realização de encaminhamento a outros dispositivos da rede;

Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS): serviço especializado da Política de Assistência Social; realiza orientações e encaminhamentos a serviços da rede; presta atendimento humanizado com equipe de referência;

Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC): serviço especializado do poder judiciário, atende demandas de resolução de conflitos; oferece práticas restaurativas em casos de violência contra a mulher;

Disque 180: serviço telefônico criado para denunciar casos de violência contra a mulher, tem funcionamento 24 horas, sendo a ligação gratuita; realizam o acolhimento da mulher; prestam orientações e encaminhamentos à rede; realizam o registro de denúncias de situação de violência.

Foto: divulgação (redes Numape)

 


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