Núcleo de Tecnologia da UEPG completa 35 anos

O Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NTI-UEPG) completa 35 anos nesta quinta-feira (04). Hoje, o NTI tem 26 servidores que mantêm mais de 100 sistemas, atendem à comunidade acadêmica e criam soluções para o contexto atual do ensino superior, com grande demanda por tecnologia, especialmente em tempos de pandemia.

De acordo com o diretor do NTI, Luiz Gustavo Barros, o Núcleo segue com uma visão de futuro alinhada aos objetivos da instituição. “Investimos em conectividade, mobilidade e sistemas de gestão para proporcionar as ferramentas tecnológicas necessárias aos seus acadêmicos, agentes universitários e professores”, enfatiza. Ele observa também que a pandemia trouxe novas demandas para a Tecnologia da Informação, especialmente em ferramentas de comunicação e colaboração remota, além de exigir maior flexibilidade em soluções já existentes. “As decisões acontecem muito rápido, o tempo do planejamento é reduzido e a necessidade de entrega de soluções por parte da TI aumentou. E isso revela, de certa forma, um protagonismo que a TI tem que assumir nesse período”, detalha.

Criação

O Centro de Processamento de Dados na UEPG foi criado através da resolução 21 do Conselho de Administração, de 4 de junho de 1985. As atribuições iniciais eram, principalmente, desenvolver sistemas, assessorar a instituição nos assuntos relativos à área, além de servir de campo de estágio para os acadêmicos. Barros destaca que estas  atribuições originais ainda se mantêm muito atuais. Em 2014, o Centro de Processamento de Dados teve a sua nomenclatura atualizada para Núcleo de Tecnologia de Informação.

A UEPG teve acesso à binet, rede predecessora à Internet, em 1991. Em 13 de junho de 1996 foi registrado o domínio uepg.br, marcando o início do site da instituição. A rede da Universidade também evoluiu ao longo do tempo. A primeira rede da instituição foi instalada em 1996, através do projeto Intranet Paraná, onde foram instalados 250 pontos de rede ethernet. Hoje, a rede possui mais de 5 mil pontos. A conectividade com a Internet em 1998 era de 256 kilobit por segundo e hoje tem uma capacidade 10 mil vezes maior, com 2,5 gigabits por segundo.

Décadas de 1980 e 1990

O primeiro recurso computacional foi um sistema de grande porte instalado nos anos 1980. No início dos anos 1990, a microinformática ganhava forma, com uma licitação internacional realizada para a aquisição de computadores Intel 486. O desenvolvimento de sistemas iniciou com aplicações de recursos humanos e vestibular. No início dos anos 1990, bancos de dados relacionais foram introduzidos, bem como aplicações com interface gráfica que estavam disponíveis a partir do lançamento do Windows 95.

Anos 2000

No ano 2000, foram implantados os primeiros sistemas disponibilizados pela Internet, com foco nos últimos anos com soluções voltadas para a plataforma Web, e mais recentemente, com sistemas responsivos para o ambiente móvel (smartphones e tablets).

Texto: Luciane Navarro  Fotos de Arquivo