Novo grupo de pesquisa da UEPG estuda o campo dos GameStudies

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) agora possui um novo grupo de pesquisa, intitulado: Estudos, Pesquisas, Investigação e Conhecimento em GameStudies (EPIC GameStudies), o grupo pertence ao departamento de Turismo e se destaca por ser o primeiro projeto deste gênero a constar no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

O professor e coordenador, Leandro Baptista, destaca que a formação do grupo abre espaço para novas pesquisas e Trabalhos de Conclusão de Curso sobre o tema. “Com a criação do grupo, temos novas linhas específicas de pesquisa relacionadas à Gameficação e Gamestudies que poderão ser orientadas em Iniciação Científica, além de abrir novas opções temáticas para Trabalhos de Conclusão de Curso e parcerias com pesquisadores internacionais”, aponta.

Baptista também chama atenção para a possível projeção do departamento de Turismo e da universidade com o início do grupo. “É muito importante termos o reconhecimento do EPIC GameStudies via instituição e CNPq. Com ele, o departamento de Turismo entra no radar de qualquer pesquisador que esteja em busca de intercâmbio técnico e científico sobre o abrangente campo de GameStudies, já em fase de maturação acadêmica em outros países”, explica.

O primeiro artigo científico publicado sobre o tema, já vinculado ao grupo EPIC GameStudies chama-se “Aplicabilidade dos Jogos Eletrônicos no Ensino de Geografia: proposições para o jogo Red Dead Redemption 2”, que estimula a adoção de jogos eletrônicos como ferramenta didática.

O grupo possui duas linhas de pesquisa: GameStudies e, Gameficação e Desenvolvimento. A primeira caracteriza-se por ser multidisciplinar e tem como objetivo o estudo dos jogos, dos jogadores e dos contextos que envolvem ambos. Já a segunda se relaciona com o uso de mecânicas e características de jogos para estimular, engajar e motivar comportamentos onde as pessoas, em situações reais, são estimuladas a se comportarem de acordo com objetivos definidos em seu planejamento.

Texto: Julio César Prado      Foto: William Clarindo