Nerepp da UEPG divulga último boletim do ano sobre o PIB

O Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp) da UEPG divulgou o último boletim de 2019 sobre a Dinâmica do PIB nos Campos Gerais. A publicação traz dados e gráficos que demonstram a forma como a região conseguiu incrementar sua economia, chegando a, aproximadamente, R$ 33 bilhões no ano de 2017, o que corresponde a 7,8% do PIB estadual. Os dados revelam a importância da região em relação ao PIB Paranaense, visto que em 2016, a participação era de 7,4%.

Em termos de classificação, Ponta Grossa aparece em 6º lugar, subindo uma posição em relação a 2016. Na sequência vem Telêmaco Borba em 17º, Castro em 24º, e Ortigueira em 34º. Importante ressaltar que este último município é o grande ganhador em termos de crescimento econômico da região, saindo de uma participação de 1,67% em 2010 para 5,41% em 2017, o que representa 74 posições.

O resultado obtido em 2017 revela que Ponta Grossa contribuiu com 44% do PIB dos Campos Gerais e Telêmaco Borba com 11,65%. Os municípios com as piores classificações foram: Porto Amazonas (303º), Imbaú (232º), Ventania (226º) e Curiúva (222º), os quais vem, ao longo do tempo, piorando suas posições no ranking estadual. Para a equipe do Nerepp, é necessário um olhar especial para o crescimento econômico destes municípios, especialmente no caso de Ventania e Curiúva, os quais tiveram decréscimo dos seus PIBs em 2017.

Ponta Grossa e Telêmaco Borba se destacaram também em relação ao crescimento municipal, com registros de 8,1% 9,2%, respectivamente. Em termos municipais, apenas seis não conseguiram taxas de crescimento positivas entre 2016 e 2017, sendo: Ventania, Reserva, Carambeí, Curiúva, Tibagi e Jaguariaíva.  De acordo com o Nerepp, “o município de Ortigueira se destacou na pesquisa, apresentando uma elevação de 41%. A cidade recebeu mais de 7 bilhões de investimento decorrente do Programa Paraná Competitivo e isso demonstra como as ações de políticas públicas podem alterar o curso do processo de crescimento de uma cidade”.

PIB dos Campos Gerais em relação ao Estado e País:

A evolução do PIB real dos Campos Gerais apresentou resultado positivo entre 2016 e 2017, com crescimento de 7,3%, frente ao que foi observado no Estado, com registro de 1,18% e no país, com 1,3%. Segundo a equipe do Nerepp, “a informação é importante, especialmente quando se busca demonstrar a relevância dos Campos Gerais na dinâmica estadual e elevar o poder de barganha da região frente às demandas estaduais”.

Esse crescimento mais intenso da região já era verificado em anos anteriores. Entre 2010 e 2017 a região não apresentou nenhum decréscimo da sua economia, diferente do que ocorreu com o Paraná e com o Brasil que apresentaram oscilações significativas nesse período, apresentando taxas negativas em 2014 e 2016, no caso do Paraná, e 2015 e 2016, o país.

Os dados indicam uma estrutura produtiva mais sólida para os Campos Gerais, com investimentos menos sensíveis às crises econômicas, especialmente, por causa da produção industrial que é encadeada ao setor primário, voltada à exportação e pelo setor agropecuário que é competitivo. “No que se refere às exportações, sua pauta é essencialmente composta por bens de baixa tecnologia e essa característica faz com que em períodos de crescimento econômico mundial o dinamismo econômico interno não seja tão intenso. Entretanto, em épocas de crise internacional não há uma queda tão intensa da demanda por esses bens, pela essencialidade dos mesmos”, explica a equipe do Nerepp.

Texto: Vanessa Hrenechen / Foto: Aline Jasper