Nerepp apresenta dados dos Campos Gerais em Fórum de Indicadores

Na terça-feira (10), o Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp), do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), apresentou os boletins produzidos pelo setor e os dados referentes aos municípios dos Campos Gerais no Fórum de Indicadores.

O evento, organizado pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e pelo Sebrae, reuniu gestores que atuam nos Comitês Territoriais da região e do Vale do Tibagi. Ao todo, participaram representes de dez municípios. A ideia é que os dados disponibilizados pela UEPG ajudem nas ações futuras dos Comitês, tanto locais como territoriais. “Queremos que os recursos sejam alocados aonde realmente haja necessidade. Os indicadores podem servir como base para a construção de políticas públicas”, destaca a professora e economista do Nerepp, Augusta Pelinski Raiher.

A economista explica que os boletins do Nerepp contêm indicadores que são calculados para diferentes setores como mercado de trabalho, crescimento econômico, agronegócio, segurança pública, comércio internacional, gestão fiscal dos municípios, entre outros. “Todo mês lançamos estes dados, alguns com matemática anual e outros publicados mensalmente. O objetivo é apresentar os boletins com os indicadores aos Comitês locais dos municípios dos Campos Gerais, via Comitê Territorial, para a análise e devolutiva deles com as perspectivas e sugestões para mudar a realidade”, afirma.

“A intenção é mostrar os dados que já temos, levantados pela Universidade, podem ser utilizados em prol dos nossos municípios”, explicou a diretora da AMCG, Katiane Pires, lembrando que a ideia vem ao encontro do objetivo da AMCG, o desenvolvimento regional. Consultor do Sebrae, Marlon Farias explicou um pouco sobre a atuação dos Comitês Territoriais, que estão sendo desenvolvidos desde 2018 na região. “A proposta é o impulsionamento regional por meio da Tríplice Hélice, que é constituída pelo setor público, privado e academia”, conta.

O diretor do trabalho e emprego de Palmeira, Luiz Alfredo Sluarz explanou sobre o que está sendo feito em seu município. “Estamos iniciando os trabalhos do Comitê Local de Desenvolvimento”, disse, destacando que as primeiras ações já estão surtindo resultados, com o atendimento da população. “Estamos disponibilizando informações para os empresários e treinamento de mão de obra local”, destaca.

Durante o Fórum de Indicadores, a economista apresentou aos gestores alguns boletins produzidos pelo setor que podem ‘pautar’ suas ações. Como o do Produto Interno Bruto (PIB), Índice Firjan de Desenvolvimento, Indústria, Segurança Pública, Dinâmica do Emprego, Gestão Fiscal dos Municípios e Comércio Internacional (https://www2.uepg.br/nerepp/boletim/#page-content). “Este último pode ser a chave do desenvolvimento dos municípios se bem utilizado”, apontou.

Conforme a professora, é importante que o planejador público conheça a sua realidade e entenda o que está acontecendo em seu município para buscar soluções. O integrante do Comitê Territorial dos Campos Gerais, administrador e professor da UEPG, Ângelo Legat falou sobre a importância da atuação regional. “Os atores do comitê são convergentes. Todos estão buscando por um objetivo em comum, sem competitividade”, finaliza.

Texto: Vanessa Hrenechen / Foto: Divulgação Associação dos Municípios dos Campos Gerais