Neddij-UEPG finaliza etapa de formação em Projeto Eleitor do Futuro

Compartilhe

O Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Neddij-UEPG) finalizou, na última semana, a primeira etapa de parceria com o Projeto Eleitor do Futuro. Juntamente com acadêmicos do curso de Serviço Social e Departamento de Direito, a atividade extensionista realizou oficinas e palestras em dez escolas, para 2.185 alunos, entre 14 e 16 anos, das redes de ensino público e privadas, sobre temas como democracia, cidadania e participação política.

“O Neddij teve uma importante contribuição no Projeto, visto que, juntamente com o Departamento de Serviço Social e Direito, reuniu 18 acadêmicos do 2° e 3° ano para as atividades educativas nas escolas”, explica a professora coordenadora do Neddij, Cleide Lavoratti. Para a preparação dos alunos, foram realizadas reuniões de planejamento com o Juizado da Infância e Juventude, além de formações presenciais sobre a temática a ser trabalhada nas escolas.

Luiza Stelle Linhares da Rocha, estudante de Serviço Social e estagiária do Neddij, destaca que ir para escolas e conversar com os adolescentes proporcionou aprendizado para os colegas de curso. “Propomos realizar as atividades junto com os acadêmicos do segundo e terceiro ano para que eles possam ter essa vivência logo no início do retorno ao presencial. Pudemos trazer essa experiência para esses acadêmicos e também possibilitar uma formação para além da sala de aula”, ressalta.

Os encontros nas escolas tinham duração aproximada de 1h30, tempo em que eram abordados temas como política não partidária, democracia, cidadania e protagonismo juvenil, com o objetivo de proporcionar espaços democráticos de participação, debates e sensibilização dos adolescentes.  “Fizemos formações com professores antes de irmos para as escolas e esse preparo foi de grande importância para subsidiar nossas atividades e na troca de experiências”, salienta Luiza. O conhecimento não foi exclusivo para alunos das escolas. “Superamos alguns desafios pessoais nessas atividades, como o falar em público e construir a capacidade de diálogo com as pessoas. Foi uma grande experiência que o Projeto nos proporcionou e acredito que trará bons frutos para a nossa sociedade”, completa a acadêmica.

A professora Cleide considera que a atividade foi avaliada de forma positiva, tanto nas escolas quanto entre os acadêmicos. “Por conta da pandemia, eles não puderam presenciar as atividades da extensão universitária de forma presencial em 2020 e 2021, então o Projeto trouxe experiências de formação profissional, aliada às demandas da sociedade, superando desafios de vivência de competências e habilidades necessárias à vida profissional”. O Eleitor do Futuro é de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral com o Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Ponta Grossa, em parceria com a UEPG.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Divulgação


Compartilhe

 

Skip to content