Projeto Cinemas e Temas exibe filmes sobre saúde mental durante

O projeto Cinemas e Temas do curso de Letras da UEPG, em parceria com a exposição ‘Saúde Mental: vida, arte e terapia’ no Museu Campos Gerais, promove a mostra de filmes ‘Saúde Mental em Cena’.

Serão exibidos sete filmes que retratem aspectos diversos da saúde mental e, após a exibição os participantes serão convidados e estimulados a participar de debate. A mostra acontece até 10 de dezembro.

Na quarta-feira (13), a mostra exibiu o filme ‘Nise: o coração da loucura’, filme de 2016 dirigido por Roberto Berliner e protagonizado pela Glória Pires. A produção conta a história de Nise, uma doutora que ao trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, propõe uma nova forma de tratamento através da arte aos pacientes que sofrem de esquizofrenia.

Além de Nise, outros dois filmes serão exibidos ainda em novembro. No dia 20 o filme selecionado é ‘Bicho de sete cabeças’ (2001), e no dia 27 a mostra exibe o clássico ‘Psicose’ (1961). Todas as exibições acontecem nas quartas-feiras no Museu Campos Gerais, às 9h da manhã.

A professora e coordenadora do projeto Cinemas e Temas, Jane Oliveira, explica como foi feita a escolha dos filmes. “Essa variação de filmes faz parte do planejamento e procurar proporcionar um debate mais rico. Em Nise, a reflexão proposta é sobre o atendimento manicomial violento, em que o manicômio era uma prisão e os doentes eram submetidos à terapias que mais parecem torturas”, ressalta.

A coordenadora do projeto destaca a importância de iniciativas que abordem a saúde mental, e que a exibição dessas produções incentivam uma reflexão pertinente. “Acreditamos ser necessário propor à comunidade em geral oportunidade para aprender e refletir sobre o tema. Há no Brasil e no mundo produção cinematográfica importante que aborda questões vinculadas a doenças mentais e seus tratamentos e, assim, consideramos que a exibição de filmes e a posterior discussão pode ser enriquecedora para os participantes do evento”, explica.

Saúde Mental: vida, arte e terapia

No dia 30 de outubro aconteceu no Museu Campos Gerais a abertura da exposição ‘Saúde Mental: vida, arte e terapia’ com obras criadas por pessoas atendidas no Centro de Atenção Psicossocial de Ponta Grossa.

Na ocasião teve a exibição do documentário ‘A loucura em Ponta Grossa’, produzido por Johny Skeika, também responsável pela curadoria da exposição. Johnny explica que a ideia para a produção do documentário surgiu das atividades desenvolvidas do projeto Cinemas e Temas.“A produção é fruto de uma trajetória de pesquisa e segue a programação do projeto Cinemas e Temas, que no ano passado promoveu a mostra ‘Saúde Mental em Cena’, que contou com a parceria do CAPS e alguns outros canais. Os usuários do sistema que foram atrás até a UEPG discutir alguns filmes que retratam a vida de pessoas com sofrimento psíquico”, relata Johny.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, esteve presente na abertura da exposição e ressaltou a necessidade da universidade promover e apoiar essas discussões. “Esse evento traz na sua essência a própria função da universidade pública, que deve focar suas ações na integração com todos os grupos da nossa comunidade. Nós estamos aqui para fazer com que todos tenham voz e reconhecimento do seu talento”, pontua.

Confira como foi o evento no vídeo abaixo: