Mestrado em Direito da UEPG registra grande procura de candidatos

Compartilhe

O Programa de Mestrado em Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) registrou uma grande procura de candidatos no primeiro edital de seleção. Em aproximadamente 40 dias, foram 93 inscrições para as 20 vagas ofertadas.

Na distribuição dos inscritos por linhas de pesquisa, 34 candidatos se interessaram por aprofundamento na área penal, que dispõe de seis vagas, 23 candidatos escolheram a área de relações privadas e socioeconômicas, que oferta nove vagas, e 36 candidatos manifestaram interesse em temas relacionados aos direitos fundamentais e à promoção de políticas públicas, que conta com cinco vagas.

Segundo o Coordenador do Programa, professor Eliezer Gomes da Silva, além de candidatos domiciliados na região dos Campos Gerais, Curitiba e diversas outras cidades dos Paraná e São Paulo, há inscritos domiciliados em cidades distantes, como Cuiabá, Fortaleza, Belo Horizonte, João Pessoa e Uberlândia. “Esse é um dado relevante visto que se tratar de curso na modalidade presencial”, destaca.

O docente também fala sobre a lista de profissionais que buscaram a pós-graduação. “Estamos muito satisfeitos com a expressiva procura para a seleção da primeira turma de Mestrado em Direito da UEPG. São advogados, juízes, membros do Ministério Público, procuradores do Estado, assessores jurídicos, oficiais de cartórios, integrantes da força policial, de diferentes percursos acadêmicos, tempos de graduação, experiências profissionais e oriundos de diversas localidades”, complementa Eliezer.

Tendo em vista as dificuldades decorrentes da pandemia e o fato de se tratar de seleção para a primeira turma, a Coordenação do Programa e seu corpo docente comemoram o resultado. “O número de inscritos nos deixa duplamente satisfeitos. Primeiro porque sinaliza que acertamos na proposta do programa, já que a procura demonstra que estamos conseguindo preencher uma importante lacuna na pós-graduação em Direito, especialmente em universidades públicas. Segundo porque um bom número de candidatos, com uma pluralidade de perfis, torna a seleção mais competitiva, aumentando o nível de qualificação dos aprovados. Isso é muito importante porque com professores qualificados e mestrandos com elevada capacitação técnica para se dedicarem ao curso, com rigor e afinco, cria-se uma sinergia muito positiva para o bom desenvolvimento e consolidação das atividades do Programa.”, afirma o professor Eliezer.

A primeira etapa do processo seletivo ocorrerá entre os dias 22 de abril a 03 de maio, com a análise dos pré-projetos de pesquisa, e resultado preliminar está previsto para o dia 05 de maio.

Texto: divulgação (adaptado por Vanessa Hrenechen)      Foto: Divulgação (Fotos Públicas)

Compartilhe

 

Skip to content