Mensagem do reitor Miguel Sanches Neto aos calouros

A GERAÇÃO PÓS-PANDEMIA

Você está entrando em uma Universidade com mais de meio século de existência, com uma larga experiência de ensino superior. Nos últimos anos, a UEPG se destacou por liderar uma política estadual de assistência estudantil, com a criação da primeira pró-reitoria, entre as universidades estaduais do Paraná, voltada exclusivamente para as estudantes e os estudantes – a Prae. Ela existe para ajudar em sua trajetória na instituição. Não deixe de procurar a equipe da Prae, que é comprometida com todas as questões relativas ao corpo discente.

Este é um momento especial para a universidade. A chegada de um novo grupo de estudantes em nossa instituição, com o início de seu primeiro ano universitário. Momento de renovar nossas esperanças na força transformadora da educação superior em um país carente de oportunidades de estudo. Soma-se a esta alegria outra que é histórica. Você fará parte do primeiro ingresso de turmas depois da pandemia, quando a UEPG pode voltar plenamente às atividades presenciais e, ao mesmo tempo, contar com toda a aprendizagem que acumulamos com atividades remotas pelas restrições impostas pela pandemia.

É uma nova universidade que vivenciaremos nos próximos anos, aqueles em que você estará conosco. Uma universidade com a alegria do encontro entre as pessoas, uma universidade de novas metodologias de ensino-aprendizagem, uma universidade mais aberta para os problemas de cada um e de cada uma.

Ao longo de 2022, acertamos o calendário da instituição, que foi alterado pela pandemia, para que no ano que vem tudo volte ao normal. Dentre as coisas que a pandemia nos ensinou estão a busca de uma abertura para o novo, a superação de desafios e a colaboração interdisciplinar. É este perfil universitário cada vez mais flexível que buscaremos, professores e agentes universitários, construir junto com você, para uma sociedade mais inclusiva, mais democrática e mais sustentável.

Participe de todas as oportunidades que a instituição oferece, seja uma voz ativa no seu curso e na sua instituição, e conte sempre com a UEPG.

Um bom ano letivo.

Prof. Miguel Sanches Neto