Professor da Espanha visita UEPG para atividades em Matemática e Física

Compartilhe

O início de setembro será de visitas internacionais no Departamento de Matemática e Estatística (Demat) e Programa de Pós-Graduação em Ciências-Física, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). De 02 a 12 de setembro, Manuel Gadella, professor emérito da Universidade de Valladolid, na Espanha, participa de atividades e trocas de conhecimento na área de Física Matemática.

O primeiro evento copatrocinado pelo Demat e PPG Ciências-Física: Symposium on Mathematical Problems in Quantum Mechanics (tradução: Simpósio sobre Problemas Matemáticos em Mecânica Quântica) está marcado para ocorrer pela manhã e tarde de 04 de setembro. A atividade será na sala 9 do Centro Integrar. Mais informações aqui. Em 06 de setembro, Gadella participará do seminário regular no PPG em Ciências-Física, intitulado Gelfand Triplets, Lie Algebras and Quantum Mechanics (tradução: Tripletos de Gelfand, Álgebras de Lie e Mecânica Quântica). Informações sobre o seminário aqui. Além dos eventos, Manuel participará de reuniões de colaboração científica com pesquisadores do Demat e do PPG em Ciências-Física.

Na Espanha, o professor convidado atua no Departamento de Física Teórica, Atómica y Óptica e no Instituto de Investigación en Matematicas. “A visita do professor Gadella dará uma importante contribuição para o estabelecimento e consolidação de parcerias internacionais envolvendo a UEPG na área de pesquisas em Física Matemática”, explica o coordenador da visita, professor José Tadeu Lunardi.

Manuel Gadella é considerado um dos mais renomados pesquisadores internacionais na área de Física Matemática. A parceria dele com a UEPG acontece desde 2019, com Lunardi, quando publicou um volume especial sobre interações de contato em mecânica quântica para o periódico científico Frontiers in Physics. Atualmente, o trabalho possui mais de 36 mil visitas e quase 5 mil downloads dos artigos.

No final de 2022, o professor Lunardi visitou o grupo de pesquisas de  Gadella em duas ocasiões, em Roma e em Valladolid. “Nessas visitas, foram discutidas colaborações científicas, em problemas de pesquisa envolvendo tópicos da teoria e de aplicações de interações singulares em mecânica quântica”. O objetivo da visita ao Brasil é dar continuidade aos projetos de colaboração, para pesquisados área de Física Matemática.

Texto: Jéssica Natal | Foto: Divulgação


Compartilhe

 

Skip to content