Professores da UEPG publicam capítulo de livro sobre tomografia computadorizada

Compartilhe

Professores do Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Defis-UEPG), Fabio Augusto Meira Cássaro e Luiz Fernando Pires, publicaram no último mês um capítulo no livro ‘X-ray Imaging of the Soil Porous Architecture‘ [traduzido: Imagem de raios-X da arquitetura porosa do solo]. O artigo tratou sobre o uso da tomografia computadorizada no estudo da estrutura do solo. O trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida junto ao Grupo de Física Aplicada a Solos e Ciências Ambientais (Fasca). Os docentes da UEPG são os únicos pesquisadores do hemisfério sul na publicação.

O livro trata de estudos ligados à utilização da Tomografia de Raios X na investigação, estudo e análise da arquitetura do sistema poroso do solo e radicular das plantas. Os capítulos envolvem o desenvolvimento de sistemas tomográficos e aplicações em pesquisas de fronteira na área de solos e plantas. “O nosso capítulo envolveu a apresentação de metodologias de inteligência artificial, usando técnicas de aprendizado de máquina, para a detecção, estudo e análise da morfologia de poros presentes em agregados de solos”, explica o professor Fábio. Os estudos foram desenvolvidos em conjunto com uma pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, Talita Rosas Ferreira (egressa do grupo Fasca) e um professor pesquisador da China Agricultural University, Hu Zhou.

Conforme destaca o professor Luiz, o texto do capítulo começou a ser elaborado no início de 2020, em meio à pandemia de Covid-19. “O estudo é inédito e foi desenvolvido para contornar dificuldades encontradas em pesquisas semelhantes”. O livro foi editado pela Editora Springer, com o professor Sacha Mooney como um de seus editores. O professor foi supervisor de pós-doutorado de Luiz, na Universidade de Nottingham, de 2017 a 2018. “Como o livro trata de assunto correlato à área de atuação, houve o convite para a participação no livro. Esse convite inicial foi estendido aos outros participantes que assinam o capítulo publicado”, destaca.

O livro traz os pesquisadores mais importantes atualmente na área de tomografia no estudo de solos e plantas, além de marcar os 40 anos da utilização da técnica tomográfica em estudos do solo. “O livro e nosso capítulo mostram como a tomografia tem sido utilizada nas últimas décadas para resolver problemas importantes”, ressalta Fábio. Dentre os assuntos do capítulo estão as melhores formas de manejo e uso do solo; como as raízes das plantas atuam na absorção de contaminantes do solo; e como a arquitetura dos poros do solo atuam na capacidade de fornecer quantidades de água adequadas para as plantas.

“Provavelmente, somos o único grupo de Física com trabalhos aplicados na área de solos no Brasil a ser convidado para o livro. Isso demonstrou que a física pode ser aplicada em inúmeras áreas de conhecimento e também possui a capacidade de produzir estudos de grande importância para a agricultura e a área ambiental”, finaliza Fábio. O livro pode ser adquirido no site da Editora, aqui.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content