Professoras da UEPG lançam livro sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna

As professoras Keli Pacheco e Letícia Fraga, do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEEL-UEPG), lançaram na última semana o livro “Cem anos da Semana de Arte Moderna: diálogos contemporâneos”. A obra está disponível gratuitamente em formato e-book, no site da editora Texto e Contexto.

“Cem anos da Semana de Arte Moderna” é resultado das conferências de abertura, encerramento e da mesa redonda do 2º Seminário Internacional de Teses e Dissertações (Setedi), do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, e reúne textos da professora Rita Lenira Bittencourt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do professor Leonardo Tonus, da Universidade de Sorbonne (França), e de quatro discentes do PPGEL, que contribuíram com o contraponto indígena sobre a Semana de 22: Regina Aparecida Kosi dos Santos, Alexandre Kuaray de Quadros, Felipe Coelho Yaru Yê Tacariju e Álvaro Franco da Fonseca Jr.

Após 100 anos, a Semana de Arte Moderna ainda repercute e é ressignificada por tensões que ainda compõem a sociedade brasileira e permanecem sem solução. “A obra traz reflexões fundamentais sobre o passado a partir de releituras propostas por escritores e artistas, privilegiados pelos articulistas, bem como pelos próprios estudiosos que compõem o livro, promovendo assim um repensar sobre o atual cenário brasileiro, desde a perspectiva do campo da literatura, da linguística e das artes”, explicam as autoras.

Texto: Aline Jasper | Fotos: Jessica Natal