Liga de Enfermagem realiza capacitação em reanimação cardiopulmonar e manobra de Heimlich

Compartilhe

A Liga Acadêmica de Assistência em Enfermagem e Cuidados Intensivos da UEPG (Laaeeci) realiza nesta sexta-feira (19), a partir das 13h, a capacitação em reanimação cardiopulmonar e manobra de Heimlich. O curso será ministrado pela professora e enfermeira na UTI do Hospital Universitário (HU-UEPG) Melina Lopes Lima, com transmissão pela plataforma Google Meet.

A palestrante mostrará como abordar um paciente com parada cardiorrespiratória e os primeiros cuidados que devem ser realizados antes do paciente chegar ao hospital, bem como a maneira correta de fazer a manobra de Hemlich em pessoas que sofrem afogamento. Os participantes terão direito a certificado de horas.

Sobre a Liga

Conforme explica a professora e Coordenadora da Liga Carla Luiza da Silva, a Laaeeci surgiu da necessidade dos acadêmicos do curso de enfermagem auxiliarem na formação dos futuros profissionais, a partir da atualização dos protocolos vigentes, e também para a capacitação da comunidade em situações de emergência.

Midiã Vanessa dos Santos Spekalski, acadêmica do 4º ano do curso de enfermagem e presidente da Liga, conta que a Laaeeci foi criada em 2020, com o apoio dos docentes do curso. “A Liga tem como objetivo principal capacitar os alunos e os profissionais dos hospitais e unidades de saúde quanto aos cuidados de emergência em pacientes críticos. Essas capacitações serão desenvolvidas futuramente pelos acadêmicos de enfermagem que fazem parte desse projeto”, explica. Além dos alunos, também fazem parte da Liga os professores:  Carla Luiza da Silva; Ana Paula Garbuio Cavalheiro, Lillian Fernandes, Simonei Bonatto, Dyenily Sloboda e Guilherme Arcaro.

Além da capacitação que acontecerá hoje, o grupo pretende realizar outras ao longo do ano, sobre os seguintes temas: suporte avançado; acidentes com animais ofídicos; acidente vascular encefálico; e queimaduras. “Houve a necessidade de mudanças no cronograma devido à pandemia, mas os acadêmicos já estão se mobilizando para executarem as atividades propostas neste ano de 2021”, informa a docente Carla Luiza.

Texto: Vanessa Hrenechen     Fotos: Aline Jasper

Compartilhe

 

Skip to content