Lama/UEPG participa de Workshop da Associação do Médio Vale do Itajaí

Em setembro, o Engenheiro. Agrônomo M.Sc Guilherme Pedrollo Mazer proferiu um Workshop em Blumenau sobre a experiência do Lama/UEPG junto aos produtores camponeses no acesso aos programas de comercialização do tipo PNAE e PAA, relacionados à aquisição de alimentos para merenda escolar e de instituições. O pesquisador é bolsista do projeto Rede de Agroecologia/Fundação Banco do Brasil/Fauepg/Lama/UEPG.

O Lama/UEPG auxilia na produção, organização, e desenvolvimento de projetos para acesso aos referidos programas, bem como ainda auxilia as prefeituras neste contexto. Outra experiência relatada foi quanto a produção e certificação de produtos orgânicos, cujos valores neste tipo de programa são diferenciados.

O evento foi promovido pela Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí em Santa Catarina com o objetivo de discutir o desenvolvimento sustentável e a agricultura camponesa regional. A referida Associação é constituída por 14 municípios da região conhecida como Vale Europeu e visa discutir, em conjunto, problemas, soluções e ações para melhoria da qualidade de vida dos moradores e visitantes da região.

A Engenheira Ambiental M.Sc. Simone Gomes, Assessora Ambiental da Associação e coordenadora do evento, relata que vários estudos ambientais, turísticos e agrícolas já foram e estão sendo realizados para a região e que experiências de outras regiões e países sempre são pesquisadas e consultadas.

Participaram do evento técnicos da associação, secretários municipais, técnicos das prefeituras e representantes de associações e sindicatos de agricultores dos municípios pertencentes a Associação.

Texto e foto: Pedro Henrique Weirich Neto