Projeto Lente Quente conversa com jornalista Yan Boechat

O repórter e fotógrafo Yan Boechat é o convidado deste mês de setembro do projeto de extensão Lente Quente para conversa com o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O bate-papo on-line acontece nesta quarta-feira (02/09), às 19h, via Google Meet. O link será compartilhado com docentes e estudantes do curso. Quem mais desejar acompanhar, deve solicitar o endereço a estudantes e professores do projeto. Não é necessário fazer inscrição.

Boechat esteve em agosto no Pantanal para a produção de uma série de reportagens para a TV Bandeirantes. Parte da série ‘Fogo no Pantanal’ foi exibida no Jornal da Band. Uma de suas fotos repercutiu nas redes sociais e traduziu o drama do aumento das queimadas no Pantanal brasileiro. Na imagem (acima), uma solitária árvore rosa resiste à devastação incalculável. “O Pantanal está queimando dia e noite por mais de um mês”, alerta o jornalista.

Repórter experiente, Yan Boechat se destaca tanto na televisão, quanto no fotojornalismo e em coberturas especiais para jornais impressos. Boechat registrou cenas da pandemia de Covid-19 em Manaus, São Paulo e outras cidades. O jornalista também já cobriu guerras, Copas do Mundo e eventos variados em países como Afeganistão, Angola, África do Sul, Congo, Tunísia, Egito, Iraque, Síria, Líbano, Faixa de Gaza, Israel, Jordânia, Turquia, Rússia, Ucrânia, Irã, Venezuela, Colômbia e Coreia do Sul.

Rodas de fotografia

A conversa com Yan Boechat faz parte das comemorações dos dez anos de serviços extensionistas do Lente Quente, incluindo roda de fotógrafos com profissionais da área. Já participaram de outras rodadas nomes da fotografia em Ponta Grossa e no país, como João Roberto Ripper, Victor Moriyama, Henry Milleo, Rodrigo Czecalski, Marcelo Andrade, Sergio Ranalli, Andressa Marcondes, Ceslo Margraf, Nicolas Salazar, Laisa Santiago, Marco Favero, José Tramontin, Maykon Lammerhirt, entre outras parcerias.

Texto: Lente Quente   Adaptado por: Julio César Prado   Foto: Cedida por Yan Boechat