Jornalismo da UEPG realiza 28º Semana de Estudos em Comunicação e 22º Seminário de Inverno

Do dia 15 a 18 de outubro, o curso de graduação em Jornalismo e o Mestrado em Jornalismo da UEPG realizam dois eventos simultaneamente. No Campus Central, n o período da manhã começa a 28º Semana de Estudos em Comunicação que iniciará com o debate “O que pode o Jornalismo?” com os jornalistas Rita Lisauskas, do jornal Estado de S. Paulo, e André Fran, da Globo News (por videoconferência). No mesmo dia, a partir das 18h, começa o 22º Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação.

Para a Semana de Estudos em Comunicação foram programadas atividades diversas para complementar a formação dos alunos, a partir de palestras com experientes jornalistas e oficinas nas áreas como, jornalismo 360º, fotojornalismo, cobertura esportiva com perspectiva de gênero, entre muitos outros.

A vice-coordenadora do Mestrado em Jornalismo da UEPG, professora doutora Karina Janz Woitowicz, relembra que participou da Semana de Estudos em Comunicação em sua graduação. Segundo ela, esse é um evento tradicional de jornalismo. “Eu organizei várias semanas e é um evento que interessa muito para o curso, porque é uma oportunidade de ter contato com o campo profissional, com palestras e oficinas. Essa dinâmica toda contribui muito para a própria formação em jornalismo”, enfatiza Karina.

Coordenador do evento em 2019, o professor doutor Ivan Bomfim aponta a importância da Semana da Comunicação para toda a comunidade ponta-grossense. “É um evento tradicional, que possibilita trazer jornalistas de renome no cenário nacional para discutir a profissão e sua importância para toda a sociedade”. Segundo ele, falar sobre o jornalismo é cada vez mais necessário em tempos de redes sociais e fake news. “Com tantas mudanças tecnológicas e seus efeitos, o trabalho jornalístico de credibilidade é essencial ao funcionamento de uma democracia plural”, afirma.

Ao longo da semana, também haverá o Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação que contará com a apresentação de trabalhos científicos da área, sempre no período noturno. As apresentações serão separadas por temáticas, no Miniauditório (Bloco B). Cada autor terá 15 minutos para apresentar seu paper e, ao final da sessão, acontecerá o debate com os demais participantes do evento. Os artigos selecionados e efetivamente apresentados serão publicados nos Anais do XXII Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação (edição 2019), em versão online, com registro ISBN.

A coordenadora do 22º Seminário de Inverno, a professora doutora Graziela Bianchi, esclarece que no final dos anos de 1990, surge o evento como uma oportunidade para que alunos e professores possam mostrar suas pesquisas. “Hoje, o Seminário de Inverno é um evento muito reconhecido e muito importante para o curso de jornalismo. Mas nem sempre foi assim, ele começou como um evento pequeno e hoje consegue ter uma repercussão bastante”, conta a professora.

Local: UEPG – Campus Central

Data: 15 a 18 de outubro de 2019

Realização: Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (GEMIDI); Mestrado em Jornalismo/UEPG; Departamento de Jornalismo/UEPG

Apoio: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UEPG; Fundação Araucária