Propesp recebe inscrições para iniciação científica

A partir desta terça (10), estão abertas as inscrições para a primeira etapa da Iniciação Científica na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nesta fase, acontece a inscrição dos docentes candidatos a orientadores; e na segunda fase são inscritos os acadêmicos. Todas as etapas do processo de inscrição serão online.

Entre os dias 10 e 31 de março, interessados podem se inscrever no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (modalidades PIBIC e BIC) e Programa Voluntário de Iniciação Científica (PROVIC) da UEPG, vigentes de agosto 2020 a julho de 2021, com carga horária de 900 horas. A primeira etapa das inscrições encerra em 31 de março e a segunda, em 03 de junho.

Para a primeira etapa das inscrições, os professores devem ter titulação mínima de Mestrado, ter vínculo com a UEPG, integrar grupo de pesquisa inscrito no CNPq, certificado pela UEPG e atualizado pela última vez em 2020, atender a pelo menos um dos critérios de Produção Científica, Tecnológica ou Artístico-Cultural, no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2019, integrar um Projeto de Pesquisa/Pesquisa Continuada, na função de coordenador ou colaborador, não estar afastado ou com previsão de afastamento da instituição por mais de 3 meses no período de vigência do programa, além de estar adimplente com a Divisão de Iniciação Científica e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG.

O PIBIC é um programa que tem o objetivo de formar, a partir da atividade de pesquisa, acadêmicos que se tornem recursos humanos para todas as áreas do conhecimento e tenham condições de atuar tanto nos espaços profissionais quanto nos acadêmicos, além de incentivar o aluno à trajetória acadêmica. Para os alunos contemplados com bolsa, o valor será de R$400, ofertadas pela CNPq, Fundação Araucária ou UEPG nas modalidades PIBIC e BIC. Mais informações podem ser encontradas no edital.

Texto: Gabriella de Barros  Revisão e Foto: Aline Jasper