Inscrições abertas para curso preparatório da Olimpíada de Matemática

O Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) abriu as inscrições do curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMep) e para a Olimpíada Pontagrossense de Matemática (OPMat). Podem se inscrever os alunos matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, pelo site oficial do POTI até domingo, dia 08 de março.

As aulas são gratuitas e iniciam dia 23 de março no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O curso acontece nas segundas-feiras, das 14h às 18h, na sala 30 da Central de Salas. O término do programa está previsto para novembro de 2020.

A coordenadora do POTI e professora do departamento de Matemática e Estatística, Elisangela dos Santos Meza, destaca que mais de 90% dos alunos que participaram do curso foram premiados na última edição da OPMat. “O curso é mais puxado, com 4 horas de aula por semana. É para aqueles alunos que realmente gostam de matemática”, indica Meza.

As aulas irão abordar a resolução de problemas matemáticos envolvendo quatro disciplinas: Teoria dos Números, Álgebra, Análise Combinatória e Geometria. Cada aula tem duração de 2 horas, sendo duas disciplinas por tarde. Para se inscrever, o aluno precisa preencher uma tabela com seus dados pessoais (nome completo, CPF, RG, data de nascimento, cidade, e-mail, telefone, escola e série que está matriculado) e selecionar a opção ”Polo Ponta Grossa”.

O POTI é um programa da OBMep destinado aos alunos que participarão da Olimpíada Pontagrossense de Matemática – realizada pela UEPG – entre outras Olimpíadas de Matemática realizadas pelo país. O programa existe em Ponta Grossa desde 2014 e aproximadamente 400 alunos já participaram do projeto.

Também é possível realizar o curso on-line do POTI Virtual os alunos que não possam comparecer aos encontros presenciais ou que não foram selecionados para o POTI Presencial. Para dúvidas ou mais informações, basta entrar em contato com a equipe do POTI pelo e-mail potiuepg@gmail.com ou pelos telefones (42) 9 9831-1222 (Daniel), (42) 9 9998-0144 (Keyti) e (42) 9 9846-8111 (Emelyn).

Texto: Patrícia Guedes

Foto: Aline Jasper