UEPG e Prefeitura ajustam parcerias na área de esportes e lazer

Em visita à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na manhã de hoje (23), o secretário municipal de esportes Marco Aurelio Marinho Raasch esteve com o reitor Miguel Sanches Neto e o professor do Departamento de Educação Física Carlos Zaremba para propor parceria em projetos para a cidade.

Em conversa inicial, o secretário apresentou a iniciativa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, de levar mais projetos relacionados a atividades esportivas e de saúde para a população, assim que a pandemia da Covid-19 acabar.

Para o reitor, a presença do secretário municipal marca uma aproximação de projetos de esportes, lazer e juventude com a UEPG. “A Universidade se coloca à disposição para trabalhar de maneira colaborativa com o município e a Secretaria”, informa.

De acordo com Marco, assim que o projeto estiver finalizado, a expectativa é poder contar com serviços que a UEPG já possui. “Estamos aproximando várias secretarias do município para que esses projetos aconteçam inicialmente como piloto no Parque Monteiro Lobato. A visita ao reitor foi justamente para desenvolver esse projeto junto com a UEPG”, explica.

Marco ainda esclarece que a intenção é levar o projeto a outros parques, inclusive o Campus Parque da UEPG, com serviços como monitorando à saúde arterial, exames de diabetes e oferecimento de material esportivo. “Nunca se viu tanta proximidade entre a Prefeitura e a UEPG, então a perspectiva dessa importante parceria só cresce”, salienta. O secretário ainda colocou à disposição os espaços públicos da cidade para realização dos Jogos da Primavera.

A parceria entre a Prefeitura e a Universidade é fundamental para o desenvolvimento da população e aprendizado da comunidade acadêmica envolvida, de acordo com o professor Carlos Zaremba. “Nós temos uma massa pensante dentro da Universidade e mão de obra muito qualificada. Acho que esse projeto será muito importante para o acadêmico que vai ter uma oportunidade de estágio e para o professor que aplicará os seus projetos. Quem sairá ganhando é a comunidade que vai ter atendimento especializado”, completa.

Texto e Foto: Jéssica Natal