CLEC inicia semestre com aulas a distância

O Curso de Línguas Estrangeiras para a Comunidade (CLEC), projeto ligado ao Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DEEL-UEPG), inicia as aulas do primeiro semestre no dia 16 de maio.

Devido à pandemia do novo coronavírus, nesse semestre as aulas serão realizadas a distância. “Nós fizemos uma pesquisa com os nossos alunos, baseada no questionário que a Pró-reitora de Assuntos Estudantil (Prae) aplicou. Apenas 15% respondeu que não gostaria de ter aulas a distância. Vamos garantir o semestre para esses estudantes, que vão assistir aulas presenciais quando tudo voltar ao normal”, informa a coordenadora do CLEC, professora Valeska Gracioso Carlos.

Como a situação é inédita, Valeska afirma que a equipe analisa como desenvolver o curso da melhor forma possível. “Nesse período, temos feito reuniões com os estagiários e cada um deles está entrando em contato com os seus alunos para definir a plataforma que será utilizada para as atividades. Nesta sexta-feira, vamos realizar mais uma reunião para definir o sistema, como serão realizadas as tarefas e como irá ocorrer a venda dos livros”, explica.

Valeska conta que a equipe resolveu retornar com as aulas, devido aos pedidos que chegaram dos alunos. “Temos recebido muitas solicitações dos estudantes e todos os estagiários optaram por continuar com o trabalho. Com a portaria da Proex, que permitiu que as atividades de extensão continuassem a distância, nós decidimos voltar com as aulas”.

O CLEC é um projeto de extensão com mais de 30 anos de história, que oferta cursos de língua inglesa, espanhola e francesa para diferentes públicos, como estudantes, servidores e comunidade externa.

Texto e foto: Vanessa Hrenechen