Centro de Pesquisa e Pós-graduação em Direito é inaugurado no anexo do Pax

Compartilhe

Na última sexta-feira (22), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) inaugurou o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Ceppodi), localizado no prédio anexo ao Cine-Teatro Pax. O segundo andar do prédio localizado em Oficinas irá abrigar inicialmente as aulas do Mestrado Profissional em Direito, além de receber atividades da graduação e de outros cursos que atualmente ocupavam as salas do Campus Central da UEPG.

Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, iniciou seu discurso no dia da inauguração ressaltando: “esse prédio foi construído para pessoas. Esse prédio foi construído para que alunos e professores tivessem uma melhor qualidade no processo de ensino, aprendizagem e pesquisa”.

O coordenador do Mestrado, professor Eliezer Gomes da Silva, conta que as primeiras reuniões para negociação de utilização do prédio aconteceram ainda durante a pandemia, em 2020. O programa de Mestrado em Direito tinha sido recém-aprovado e havia a necessidade de conseguir uma infraestrutura onde as aulas aconteceriam. “Nós fizemos uma reunião, ainda todos mascarados. Havia um potencial importante de utilização desse prédio. Mas naquela época, era um prédio inacabado. Na reunião dos professores da época, dissemos ‘olha, aceitamos esse potencial. Vamos torcer para que a Universidade possa construir esse prédio e a gente consiga instalar no nosso programa”.

Em 25 de setembro de 2023, o prédio anexo ao Pax foi inaugurado. Exatamente seis meses depois, em 25 de março de 2024, o prédio recebeu a aula inaugural do curso de Mestrado em Direito da turma de 2024, convidando seus 30 novos alunos a ocuparem as salas junto com os 20 professores do PPG.

Multidisciplinar

A abertura do prédio que hoje abriga, além do PPG de Direito, salas da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) e a TV Educativa, fez parte de uma série de inaugurações que a UEPG realizou nos últimos anos. “Recentemente, o governo do Estado fez um levantamento por formulário que dizia para você definir quantas obras o órgão tinha não concluídas, de 1 a 5, de 5 a 10… E nós tivemos que pedir a mudança do formulário, porque nós éramos o único que não tinha nenhuma obra não concluída, inacabada, dentro do estado do Paraná”, conta Sanches Neto. 

O vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, que já esteve no cargo de pró-reitor de planejamento, entende a importância de uma inauguração desse porte, num edifício que será ocupado por diversas áreas, órgãos e disciplinas. “Essa percepção em que nós somos passageiros, de que as coisas são coletivas, é muito importante. Mas esse espaço realmente é um espaço de uso coletivo, de uso compartilhado na melhor governança possível, sempre com aquela perspectiva de que não fechamos as portas mas sim abrimos, fazemos cooperações entre nós”, ressalta o vice-reitor.

Eliezer declara que, agora que o PPG tem um espaço próprio, as oportunidades para o curso aumentam ainda mais. “O Direito da UEPG está prestes a completar 70 anos. Esse prédio é um centro de estudos, tem local para videoconferência, tem áreas de laboratório, nós integramos a Universidade e os laboratórios multiusuários. Temos termo de cooperação com muitas instituições – o Ministério Público Estadual, a Justiça Estadual, a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho, a OAB de Ponta Grossa, a Receita Federal…”. O coordenador do Mestrado terminou seu discurso sobre a inauguração agradecendo à reitoria, às pró-reitorias de Planejamento (Proplan) e Recursos Administrativos (Proad) e de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) pelo apoio, e completa: “esta é uma construção coletiva”. 

Renê Francisco Hellman, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, parabeniza o curso de Direito e os demais professores envolvidos nas atividades que serão desenvolvidas no anexo, afirmando que é preciso encarar esta ação como um sinal do progresso da universidade, que sempre passa por mudanças, desafios e transformações. “Os espaços públicos não devem pertencer a uma pessoa só, mas ser utilizados de forma múltipla”, afirma. 

Aula Magna

A aula inaugural realizada ontem (25) teve o tema ‘Direitos Humanos em Perspectiva Intercultural’ e contou com o convidado Oswaldo Giacoia Júnior, doutor em Filosofia pela Universidade Livre de Berlim e graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Além de Oswaldo, estiveram presentes Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça do Paraná, e Remy Deiab Júnior, primeiro Mestre formado em Direito pela UEPG, que lançou seu livro, fruto de sua dissertação defendida no ano de 2023. 

Sanches Neto ressalta: “nós temos que chegar aos nossos alunos e dizer pra eles: vocês podem fazer a diferença, nós vamos fazer a diferença na vida de vocês. Esse é um propósito da gestão: o de criar uma crença na universidade pública, no seu poder de formação e no seu poder de ser diferente dos processos políticos externos que muitas vezes nos envergonham e nos colocam para baixo. Nós temos um compromisso adicional que é fazer com que a sociedade continue acreditando que o futuro pode ser melhor”. 

Presenças

Estiveram presentes na inauguração: reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto e Ivo Mottin Demiate, respectivamente; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Renê Francisco Hellmann,  a pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco; Diretora do Setor de Ciências Jurídicas (Secijur), professora Adriana Timoteo dos Santos; o coordenador do PPG em Direito, Eliezer Gomes da Silva; o vice-coordenador do PPG Kleber Casado; o coordenador do cursoVolney Campos dos Santoso Delegado da Receita Federal, Demétrio de Moura Soares; o juiz Federal Dr. Antônio César, o chefe de gabinete da reitoria, prof. Rauli Gross; diretora do Nutead, Patricia Lúcia Vosgrau de Freitas; a procuradora jurídica, Professora Adriana Campagnoli; diretor do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Julio César Miné; o presidente da OAB de Ponta Grossa, Jorge Sebastião Filho; diretora do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Sandra Maria Scheffer; o diretor-adjunto do Secisa, Gilmar Batista Mazurek; além de professores e colaboradores de outros setores da Universidade. 

Texto: Domitila Gonzalez. Fotos: Domitila Gonzalez e Jéssica Natal.


Compartilhe

 

Skip to content