Fórum Multiprofissional do Sebisa-UEPG debate biologia do esporte

Compartilhe

O esporte ganhou olhar multiprofissional na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Nesta segunda-feira (26), o Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) deu início ao 7º Fórum Multiprofissional Sebisa, com o tema ‘Biologia do Esporte: Saúde em Movimento’. O evento congrega, ao longo da semana, palestras on-line com especialistas da área da saúde para debater sua área sob a perspectiva esportiva.

De acordo com Fabiana Mansani, presidente do Fórum, o tema biologia do esporte mantém a tradição do evento em trazer abordagens multiprofissionais. “O Fórum marca um momento de consolidação de uma filosofia de trabalho, que valoriza as ações integradas, partilhando ideias e momentos que impactaram na história do nosso Setor, com grande fluxo de informação científica”. A abertura oficial do evento também marcou uma transição – a partir do encontro, o professor Júlio Cézar Miné, diretor do Sebisa, também assume a direção do Fórum. “O evento marca um fim de um ciclo, onde me despeço da direção do Sebisa, o qual atuei desde 2014, com a certeza de dever cumprido e da transformação de espaços. Desejo boa sorte aos professores na direção”, completa Fabiana.

Além das palestras remotas, o Fórum Sebisa reúne atividades dos cursos do setor – 3ª Jornada Virtual e 18ª Semana Acadêmica de Farmácia; 7ª Semana Acadêmica de Educação Física; Atividades Acadêmicas de Enfermagem; 6ª Semana Acadêmica de Odontologia; 3º Simpósio de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas e da Saúde; e Simpósio do Dia Mundial do Coração do Curso de Medicina. De acordo com Júlio César Miné, o evento acontece de maneira remota por uma questão de praticidade. “Não mais por conta do distanciamento social, que nos fez fazer uso desse ambiente remoto no tempo de pandemia”, recorda. A biologia do esporte, segundo Júlio, é assunto atual. “Esse é o tema em que todos os profissionais da área de ciências biológicas e da saúde permeiam de forma mais ou menos aprofundada, que é o esporte. É orgulho para o Sebisa essa atmosfera de convivência, de trabalho e de conhecimento”.

Um fórum multiprofissional traz a mensagem de que problemas e desafios são comuns, apesar dos conhecimentos de cada área serem específicos, como destaca o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. “No pós-pandemia, o esporte assume uma nova dimensão, muito mais integrada às áreas da saúde, como algo central na manutenção de saúde das pessoas”, ressalta. O reitor ainda pontuou a atuação do Ambulatório de Reabilitação Física, que atua junto aos cursos de Educação Física. “Para que possamos dar uma resposta para a comunidade, temos que unir nossas habilidades e buscar ver de maneira mais completa possível o todo”.

O evento também valoriza os cursos de Educação Física da UEPG, de acordo com o pró-reitor de graduação, Miguel Archanjo. “Sou professor do Departamento de Educação Física e estar aqui é uma atividade que muito nos honra, pois durante muito tempo o esporte e a educação física eram vistos como temas marginais”, conta. Ter o esporte como tema central, abordado na visão multiprofissional, serve para mostrar que o tema pode ser visto de maneira multifacetada. “Enquanto pró-reitor, fico feliz, porque isso significa que a partir do mesmo objeto podemos estabelecer diferentes olhares, aperfeiçoando nosso processo de formação”.

As atividades do Fórum seguem até sexta-feira (30), de maneira on-line. Informações da programação pode ser conferidas no link aqui.

Texto e foto: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content