Fórum das Licenciaturas termina com mesa de debates

Compartilhe

Termina nesta quinta-feira (26), a XIII edição do Fórum das Licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento  com mais de 600 inscritos, tem como tema principal a “Educação Contra a Barbárie: Formação, Solidariedade e Diversidade em Questão”.

“O Fórum vem, todo ano, desempenhando o papel de contribuir para que cada vez mais as licenciaturas se tornem cursos nos quais as discussões sobre a educação, o ensino, a aprendizagem e a formação de professores ocorram livres, fluidas e com bastante intensidade. Em 2020, devido à pandemia, nós optamos pelo formato remoto para a execução das atividades”, informa a professora e diretora da Comissão Permanente das Licenciaturas (Copelic), Lucimar Araújo Braga.

Na abertura do evento, o professor Fernando Luiz Cássio Silva, da Universidade Federal do ABC, apresentou a palestra “Educação contra a Barbárie: Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar”, mesmo título do livro de sua autoria. “O docente abordou o papel da alfabetização na formação de uma pessoa, as ameaças e disputas políticas que estão em jogo para a construção do ensino público no Brasil, os caminhos para alcançar uma educação mais igualitária, que seja libertadora e respeite as diversidades”, explica Lucimar. O palestrante também exemplificou o processo de transformação da educação no Brasil para mercadoria e abordou a realidade atual da educação empresarial, que não visa a formação integral do ser humano, mas está focada em interesses financeiros.

Segundo a diretora da Copelic, o Fórum contou com um público bastante significativo. “Tivemos mais de 350 pessoas conectadas ao Youtube, com ampla participação, perguntas e comentários. Foi muito interessante. No primeiro dia, o evento satisfez toda as nossas expectativas, principalmente pelo tamanho que é o Fórum das Licenciaturas, que abrange todas as licenciaturas da UEPG”, destaca.

Nesta edição, o cronograma reúne palestra, apresentações virtuais nas categorias e-banner e vídeo, além de uma mesa de debates com a professora convidada Margarita Sgró, da Universidad Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA). Promovido pela Pró-reitoria de Graduação com os Colegiados de Cursos de Licenciaturas, Nutead e Copelic, o Fórum é destinado a professoras(es) e alunas(os) dos cursos presenciais ou a distância, com objetivo de retomar e avançar em discussões sobre as licenciaturas dentro e fora da UEPG.

Texto: Vanessa Hrenechen     Foto: Luciane Navarro

Compartilhe

 

Skip to content