Formaturas institucionais da UEPG iniciam nesta segunda (02)

Durante esta semana, de 02 a 06 de março, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza as formaturas institucionais, divididas por setores de conhecimento. Em 2020, será a primeira vez em que as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd), de Assuntos Estudantis (Prae) e o Cerimonial da Reitoria assumem total responsabilidade pelo evento.

Como conta a pró-reitora de graduação, Lígia Paula Couto, em 2019 foi alterada a resolução que regulamenta as formaturas (Resolução Univ. 2019.14). “A mais importante dessas mudanças é o fato de que todo(a) ingressante na UEPG a partir de 2019 terá sua colação de grau realizada no formato público e gratuito. Ou seja, a UEPG assumiu todos os custos e responsabilidades pela formatura, com o intuito de que seus formandos e formandas tenham acesso à decoração, iluminação, foto e vídeo e que nenhuma cerimônia se diferencie da outra. Da matrícula à colação de grau, a universidade se mantém pública, de qualidade e gratuita a todos(as)”, destaca.

Durante a preparação para o evento, foi formada uma equipe para compor o grupo de recepcionistas e mestres de cerimônia. Esta equipe participou de um curso preparatório gratuito, voltado para graduandos e funcionários e organizado pelo Cerimonial da Reitoria. O objetivo da atividade foi envolver a comunidade universitária em um evento bastante significativo para a instituição.

As pró-reitoras de graduação e de assuntos estudantis destacam a alegria em organizar esta ação, planejada e organizada com carinho, cuidado e responsabilidade. “A PROGRAD, a PRAE e o Cerimonial da Reitoria aproveitam para parabenizar antecipadamente todas as formandas e todos os formandos neste momento tão especial”, enfatiza Lígia.

Na segunda (02), a formatura compreende as licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia, Letras Português-Espanhol, Letras Português-Inglês e Letras Português-Francês. Na terça (03), é a vez dos formandos em Administração, Administração – Comércio Exterior, Ciências Econômicas, Serviço Social, Bacharelado em História, Licenciatura em História e Licenciatura em Música.

Os cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Zootecnia, Odontologia, Farmácia, Enfermagem e os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas realizam a colação de grau institucional na quarta (04); enquanto que na quinta (05) se formam os graduandos em Química (Licenciatura e Bacharelado), Física (Licenciatura e Bacharelado), Licenciatura em Matemática, Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e Direito. Encerrando a semana, na sexta (06) acontecem as colações de grau de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Turismo, Jornalismo e Ciências Contábeis.