Formandos de Ciências Biológicas e Saúde da UEPG recebem grau nesta quarta (09)

Compartilhe

Nesta quarta (09), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a formatura institucional de 80 formandos do Setor de Setor de Ciências Biológicas e da Saúde. A cerimônia aconteceu em formato híbrido; presencialmente no hall da reitoria, no Campus Uvaranas; online via Google Meet, para os formandos; e com transmissão ao vivo no Facebook da UEPG.

O cerimonial respeitou todos os protocolos, com distanciamento mínimo de 1 metro e meio entre as pessoas, utilização de máscaras, álcool gel e higienização constante dos microfones. Com início às 19h, participaram formandos dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

O orador da noite foi Mateus Horst do Nascimento, graduando do curso de Licenciatura em Educação Física. Em seu discurso, ele falou sobre a importância de cada minuto investido na formação de cada um dos graduados nesta noite. “Nosso diploma mostra que fomos sábios ao investir nosso tempo, por isso, espero que cada um continue fazendo ótimos investimentos e que o futuro reserve ainda mais conquistas”, desejou. Em seguida, a graduanda Elisete Aparecida Novais Mayer prestou o juramento em seu nome e em nome dos demais formandos.

Após a imposição de grau aos formandos, receberam a láurea acadêmica Kennon Rios Santos, Marcely Antonio e Vanessa Maria Bobato. Representando os demais homenageados da noite, o professor Guilherme Moreira Caetano Pinto discorreu sobre os momentos vividos junto aos alunos, a importância da convivência e a reinvenção que foi necessária durante a pandemia. Deixou, ainda, um recado impactante aos novos profissionais: Não busquem, por si só, a reprodução robótica dos seus saberes aplicados às suas funções”, orientou. “Não percam o brilho no olhar com que outrora aqui chegaram, e caminhem de forma a ser as mãos que enxugam um rosto em lágrimas. Peço que sigam a levar sorrisos a quem está triste, e que vocês possam fornecer um conhecimento que liberte aqueles que estão aprisionados. Enfim, sejam a esperança de quem já não sonha mais, a luz que ilumina o caminho de quem não pode ver e a voz de quem não é escutado”.

O professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, destacou que o momento da formatura é uma injeção de alegria, em meio às dificuldades da pandemia. “Essa formatura é uma celebração da crença no futuro, na vida, na ciência, na crença de que poderemos superar esse momento pandêmico tão difícil. É uma celebração também da Universidade”, enfatizou o reitor. O compromisso em continuar promovendo ensino de qualidade é reafirmado nesse momento, segundo Sanches, mesmo em um momento em que professores, alunos e instituição precisaram se adaptar e modificar para seguir formando pessoas e transformando o país.

Na quinta-feira (10), as formaturas institucionais continuam com os novos graduados do Setor de Ciências Sociais Aplicadas. A transmissão ao vivo inicia às 19h, no Facebook da UEPG.

Texto: Aline Jasper | Fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content