Forcult 2021 inicia amanhã (24) e debate Resistências em Movimento

Compartilhe

O evento “Resistências em Movimento”, organizado pelo Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul (ForcultSul) inicia amanhã (24). O ciclo de debates continua até quarta (25) e será transmitido através do Youtube.

“O ForcultSul 2021 trará debates importantes sobre como a Cultura vem resistindo em tempos de pandemia e busca vislumbrar um cenário mais positivo, pois é no encontro coletivo em que se encontra as primeiras resistências”, pensa a professora Sandra Borsoi, uma das integrantes do ForcultSul, através da diretoria de ações culturais da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex/UEPG).

Além da UEPG, o ForcultSul também é composto pelas universidades estaduais do Paraná, Centro-Oeste do Paraná, Oeste do Paraná, Norte do Paraná, de Londrina, Maringá e Santa Catarina; as federais de Santa Maria, Fronteira Sul, Santa Catarina, Rio Grande, Pelotas, Paraná, Pampa e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná; e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia Farroupilha, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Programação

O evento inicia amanhã (24), às 10h, com o encontro e abertura “Somos o ForcultSul: Juntos e em Movimento!”. Os grupos de trabalho iniciam às 14h e às 18h, será lançado o Corredor Cultural Virtual.

Na terça (25), o evento segue com a palestra “Financiamento da cultura nas instituições públicas de ensino superior”, com Rogéria Couto, Coordenadora de Projetos da Secretaria de Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina; Maria de Lourdes Borges; Secretaria de Cultura e Arte/UFSC; Enaldo Oliveira, Maestro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; e Danny Jessé Falkembach Nascimento, coordenador de Comunicação Social da Universidade do Centro-Oeste do Paraná.

A partir das 14h, acontece a palestra “Arte, cultura e inclusão”, com Juliana Partyka, atriz, dramaturga e professora de arte no Instituto Paranaense de Cegos; Noemi N. Ansay, diretora da Faculdade de Artes do Paraná e professora da Universidade Estadual do Paraná e Kennedy Piau Ferreira (professor da Universidade Estadual de Londrina).

O evento chega ao fim às 18h com o painel “Encontro de (Re)Abertura: a partir dos diálogos, que possibilidades?”. Inscrições podem ser realizadas através de formulário online e o evento acontece de forma remota.

Texto: William Clarindo | Foto de capa: Marcello Casal Jr/Agência Brasil | Foto interna: Kraw Penas/Agência Estadual de Notícias

Compartilhe

 

Skip to content