UEPG premia vencedores da Olimpíada Ponta-grossense de Matemática

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a premiação da 8° Olimpíada Ponta-grossense de Matemática, no dia 3 de dezembro, sábado. O  evento ocorreu no auditório da UniCesumar e premiou alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio, que venceram todas as etapas da competição. 

A Olimpíada, realizada e promovida pelo Departamento de Matemática (Demat), premiou 120 estudantes em nível “Junior” e 269 alunos entre os níveis 1 a 4, com medalhas de ouro, prata, bronze e de participação especial. Além das medalhas, foram entregues troféus e certificados de participação. A lista completa, com os vencedores, pode ser vista aqui. 

É a primeira edição da Olimpíada desde 2019, devido à pandemia. Para a coordenadora do evento, professora Elisangela dos Santos Meza, a oitava edição da OPMat superou as expectativas. “Ao todo, tivemos 2527 inscrições. Mais de 90% das escolas do nosso município participam dessa edição da olimpíada”. 

A professora explica ser muito importante retomar a atividade presencial depois de dois anos, pois “consideramos a OPMat uma forma de inclusão social e de confraternização de todos os segmentos da educação básica, escolas particulares, municipais e estaduais”. Meza finaliza exaltando a importância da premiação para os alunos participantes. “O incentivo de ganhar uma medalha na OPMat pode despertar no aluno a vontade de continuar estudando, mostrar a ele que é capaz e fazer um curso superior”.

O acadêmico de Matemática Daniel Silveira Salamucha é prova da força deste incentivo. Ele foi medalhista na OPMat e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e relata que é “muito emocionante ver novas gerações demonstrando interesse pela Matemática, que tem um poder de transformar vidas”.

Para além da OPMat, outras atividades são desenvolvidas na UEPG para incentivar o ensino da Matemática nas crianças e adolescentes. Em novembro deste ano, o Demat realizou o primeiro Festival de Matemática da UEPG.

1º Festival de Matemática

O Departamento de Matemática da UEPG realizou o Primeiro Festival de Matemática em 19 de novembro, na Central de Salas e no Centro Integrar, Campus Uvaranas. O objetivo do evento foi apresentar a crianças e adolescentes dinâmicas para aprender matemática de forma lúdica, para permitir que percebam a ciência em seu cotidiano, para além do conteúdo visto em sala de aula.

A professora Elisangela dos Santos Meza, organizadora do Festival, explica que apesar do evento estar em sua primeira edição, o Demat possui um histórico de atividades lúdicas voltadas ao público escolar, até então restritas aos membros de projetos de extensão e pesquisa do Departamento. “O objetivo é mostrar a Matemática de uma maneira divertida e que é possível aprendê-la de várias formas”, comenta.

Foram empregados jogos tabuleiro para ensinar cálculos, uma mesa de sinuca “elíptica”, para explicar sobre ângulos e movimentos, competição de tangram (jogo de montagem de figuras utilizando formas geométricas) e confecção de origami para abordar geometria e jogos de dados para explicar probabilidade, entre outras dinâmicas. 

“Atividades como esta têm impacto positivo na forma que o aluno se relaciona com a matemática em sala de aula e desmancha a imagem da matéria como algo difícil”, garante a professora Simone de Fátima Souza, que trouxe seus alunos do Colégio Estadual Medalha Milagrosa para o Festival de Matemática.

Texto: Gabriel Miguel | Fotos do Festival de Matemática: Gabriel Miguel | Fotos da premiação da OPMAT: Mauricio Bollete


Compartilhe

 

Skip to content