Departamento de Física participa da Feira de Profissões do Colégio Polivalente

Compartilhe

Alunos e professores do Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Defis-UEPG) participaram nesta terça-feira (05) da Feira de Profissões do Colégio Polivalente. A Feira, já tradicional no Colégio, permite que estudantes do ensino médio conheçam os cursos de graduação ofertados em Ponta Grossa, como forma de ajudar na escolha da futura profissão.

Neste ano, além da participação de Instituições de Ensino Superior privadas, a UEPG também marcou presença e foi representada pelo Projeto de Extensão “Física – da Universidade à Comunidade”, coordenado pelo professor Luiz Antônio Bastos Bernardes. O professor e a aluna do primeiro ano do curso de Licenciatura em Física, Ruane Malkut da Silva, explicaram aos participantes da Feira como são os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física da UEPG, quais são as áreas de trabalho para quem se forma em Física e quais são os Cursos de Pós-graduação em Física da Universidade.

“Durante toda a Feira, os representantes do Departamento de Física realizaram vários experimentos relacionados à Mecânica, Eletricidade e Óptica”, conta o conta o professor Bastos. Os experimentos mostraram  aos alunos do ensino médio como a Física consegue explicar fenômenos naturais, situações do cotidiano e tecnologias úteis para a vida diária das pessoas, conforme explica Bastos. “Os experimentos fizeram muito sucesso e contaram com a participação muito interessada e encantada de centenas de alunos e alunas”. Outros docentes também participaram da Feira, como os professores Luiz Américo Alves Pereira, Paulo Cesar Facin e Antônio José Camargo.

A participação da UEPG em eventos externos, sobretudo nas escolas, aproxima os alunos do Ensino Fundamental e Médio à Academia, ressalta o professor Luiz Antônio. “Eles ficam sabendo o que os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade podem lhes oferecer e percebem que o ingresso em uma  Universidade é um objetivo que pode ser alcançado”, avalia. O professor ainda complementa que a equipe do Defis se sentiu gratificada pela reação dos alunos às informações e aos experimentos realizados. “Alguns alunos podem ter ficado incentivados a cursar Física no futuro. Uma aluna do Ensino Médio nos disse que pretende fazer Vestibular para Física na UEPG. Penso que a presença e as explicações excelentes de nossa acadêmica Ruane devem ter incentivado alguns alunos e alunas a cursar Física no futuro”.

Já para os acadêmicos da UEPG, a experiência permite o compartilhamento de conhecimento, incentivando-os a aplicar e transmitir o que é aprendido nas aulas. “O aluno de graduação da UEPG acaba percebendo que, mesmo antes de graduado, ele pode contribuir para a melhoria do ensino nas Escolas do Ensino Médio de Ponta Grossa, participando de Projetos de Extensão, por exemplo”, afirma o professor Bastos.

Texto: Cristina Gresele | Fotos: prof. Luiz Antônio Bastos Bernardes

Compartilhe

 

Skip to content