Alunos e docentes de Farmácia participam de ação com a OAB Ponta Grossa

Compartilhe

Na última quarta-feira (23), alunos e docentes do curso de Farmácia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Ponta Grossa (OAB-PG), realizaram no Terminal Central a ação “OAB na Comunidade”. A atividade é focada em prestar serviços de maneira prática, levando as instituições e projetos ao alcance do público. 

Cerca de 30 alunos da UEPG participaram das atividades.  A professora do curso de Farmácia, Ana Paula Veber, comenta que é um bom momento para os acadêmicos e docentes retribuírem à comunidade aquilo que só é possível graças à Universidade Pública e Gratuita. 

Na linha de farmácia clínica, foi oferecido acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, orientação do uso de medicamentos e aferição de pressão, auxiliando o público a manter a saúde em dia. Quem chegava com a pressão arterial com alguma oscilação muito grande era atendido e orientado a procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS). 

Eduarda Guerlinguer, aluna do 2º ano do curso, foi uma das voluntárias e comenta: “o público idoso foi o que mais se engajou com a ação. É muito importante para eles e para nós, afinal, aprimorar nossa prática também desenvolve a comunicação e orientação com os pacientes”. 

Um dos responsáveis pela parte estética, professor Paulo Vitor Farago comenta que a participação dos alunos da Liga Acadêmica de Tecnologia Aplicada à Saúde (Latas) foi extremamente gratificante. O Latas é um projeto que conta com 5 cursos da UEPG: farmácia, medicina, enfermagem, odontologia e biologia. O projeto estava restrito à Universidade por conta da pandemia, e o evento foi uma “dupla oportunidade, de servir a comunidade, mas ao mesmo tempo aprender com a verdade clínica”, completa o professor.

Durante o atendimento na parte estética, os alunos e professores do curso ofereceram serviços como limpeza de pele express e aplicação de protetor solar para quem passava pelo local. Somente de estética foram atendidos 182 pacientes durante o dia, proporcionando momentos de bem-estar. Olivia Weber, dona de casa, tirou um tempinho para cuidar de si enquanto estava passando por lá e comenta: “já estou me achando até mais bonita. Essa ação é importante, sempre passo por aqui, pode ter mais vezes”.

Quem passou pelo local também pôde receber orientações jurídicas dos advogados voluntários e encaminhamentos para os setores responsáveis, contando com o apoio das Comissões de Direito do Trabalho, Comissão de Direito do Consumidor, Comissão de Direito das Famílias, Comissão de Direito Previdenciário, Comissão da Advocacia Criminal, Comissão da Advocacia Iniciante e a Comissão de estudos sobre Violência de Gênero. O objetivo da OAB-PG era proporcionar assessoria jurídica para quem não tem acesso a um advogado particular, encaminhando para os órgãos competentes de forma individualizada. 

A advogada Jéssica Pezarin, voluntária que representava a Comissão da Advocacia Iniciante, comentou que a ação é um trabalho social, a qual tira as dúvidas da população e encaminha para os lugares certos, como por exemplo Defensoria Pública e Núcleo de Prática Jurídica da Universidade. Ela ainda completa: “As comissões associadas participaram para ajudar as pessoas de maneira correta”. 

Texto: Amanda Santos | Foto: Gabriel Miguel

Compartilhe

 

Skip to content