UEPG lamenta falecimento do professor Valter Branzin

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamenta o falecimento de Valter Branzin, ocorrido na última sexta-feira (11). Servidor desde 1973, Valter Branzin foi além de um docente: participou ativamente da idealização e fundação do Bacharelado em Educação Física na UEPG. Em suas redes sociais é possível ver fotos de seus filhos, momentos de lazer com carros e motociclismo, e também sua paixão esportiva: as lutas marciais. Valter era faixa preta de Karatê e mestre em Muay Thai.

A história de Valter com a UEPG inicia na implementação da lei que obrigava as aulas de Educação Física em todos os anos de ensino, gerando então uma demanda de professores capacitados e qualificados. Para resolver a solicitação, a UEPG criou o Centro de Desportos e Recreação (CDR), para ser responsável pela disciplina de Prática Desportiva. O então coordenador, Nelson Pereira Jorge, conhecido como professor Tito, convidou Valter para, junto a Alfredo de Oliveira Gomes, buscar subsídios para a implantação do curso, através de conversas com atletas e visitas a outras instituições.

Essa mobilização levou à autorização de funcionamento do curso por parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e pelo Conselho Universitário em 1973. De início, o curso foi alocado no Departamento de Biologia, no Setor de Ciências Biológicas e de Saúde. É desde essa época que Valter atuou, sendo também fundador do Simpósio de Educação Física do Sul do Brasil.

Valter permaneceu no curso por 23 anos, como testemunha das mudanças na Universidade, como a implementação do Departamento de Educação Física. O docente criou diversos projetos de extensão, foi coordenador do CDR e também vice-coordenador do curso. Organizou e promoveu diversos eventos em seus projetos, como os Festivais de Basquetebol, em que crianças vinham jogar nas quadras da UEPG. Valter foi homenageado diversas vezes ao longo da história do curso, como reconhecimento pelo apoio prestado e importância histórica na trajetória da Universidade. O professor se aposentou em 13 de outubro de 1996, deixando na UEPG a marca de seu trabalho.

Texto: Amanda Santos | Fotos: Arquivo Pessoal/Redes Sociais


Compartilhe

 

Skip to content