Ex-reitor da UEPG é nomeado para compor Comitê para a Educação Superior

O ex-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa João Carlos Gomes foi nomeado para representar o Comitê para a Educação Superior na região sul do Brasil. Segundo João Carlos, o objetivo é discutir e definir junto ao Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação as políticas públicas para o Sistema de Ensino Superior. “Principalmente, neste momento em que as políticas públicas, em todos os setores, estão sendo reformuladas em nosso país, o Comitê tem uma grande relevância”, diz.

Segundo João Carlos, no Brasil há 42 Universidades Estaduais com aproximadamente 750 mil alunos matriculados. E Paraná há sete com, aproximadamente, 90 mil alunos de graduação e pós-graduação, sendo que 95% destas estão localizadas no interior do Estado.  “Ou seja, as Universidades Estaduais são importantes para o Ensino Superior do nosso país e Estado, principalmente, por seus campi, que estão em grande quantidade nos municípios do interior”, explica.

Conforme reforça, é necessário avaliar as alterações que estão ocorrendo no cenário para definir as melhores ações. “Entendo que neste momento que se discute as mudanças nas políticas públicas no Brasil, este Comitê deverá debater, em parceria com as Universidades Estaduais Brasileiras e os Governos Estaduais e Federal, alguns pontos prioritários, dentre eles: o financiamento do Ensino, Pesquisa e Pós-graduação; a diminuição da Evasão Escolar em nossas universidades que hoje está em torno de 50%, com a implementação de políticas públicas que aumentem o percentual de concluintes em nossas universidades. Outro ponto que eu vejo como importante é discutirmos qual o Perfil do Profissional que devemos formar em nossas universidades nas próximas décadas. Devemos nos preocupar com a inserção de nossos egressos no mundo do trabalho”, afirma João Carlos.

Escolhido para representar a região sul do país, João Carlos Gomes apresenta em seu currículo ampla experiência na área, visto que já foi Presidente da Câmara de Educação Superior no Conselho Estadual de Educação do Paraná, Reitor por três vezes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná por cinco anos e também Presidente da Associação Brasileira de Reitores das Universidade Estaduais e Municipais Brasileiras (ABRUEM).

Texto: Vanessa Hrenechen