UEPG promove evento sobre inclusão e experiências de pessoas autistas

A Universidade Estadual de Ponta Grossa promove na próxima sexta-feira (07), às 16h no Centro Integrar, evento de discussão pela inclusão de pessoas autistas. O painel “Nada sobre nós, sem nós: informações e vivência” é promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em conjunto ao Setor de Ciências Exatas e Naturais (Sexatas) e o colegiado do curso de Química Tecnológica.

O objetivo do evento é apresentar relatos de acadêmicos autistas, trazer informações e discutir sobre ações inclusivas no ensino superior. O professor Adriano Gonçalves Viana, diretor do Sexatas, destaca que “colocar este assunto em debate é uma forma da comunidade universitária iniciar seu processo de entendimento do tema, uma vez que é sabido que a inclusão só traz benefícios para a sociedade”.

As inscrições para o painel poderão ser feitas no início do evento, com direito a certificado de duas horas pela participação. A programação traz palestras e debates: a pesquisadora Luah Kugler, do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Ações Frente à Diversidade Educacional (Neade), falará sobre ‘Autista seeker e avoider: questões sensoriais no Transtorno do Espectro Autista”; em seguida, Guilherme Augusto da Rocha, acadêmico de Medicina, irá ministrar ‘O que foi, o que é e o que será: concepção de Autismo na história’. O professor Daniel Gomes, do curso de Letras, apresentará o tema ‘Literatura e Neurodivergência’; e a palestra ‘Notas na compreensão neurodivergente das relações sociais’ será ministrada por Eduardo Espíndola Campos, acadêmico de Letras. Juliana Carina Mielke irá falar sobre ‘Neurodivergir e existir’. O evento encerra com a palestra ‘Como enxergamos: vivências e dificuldades de um autista com TDAH’, ministrado por Hiago Rocha Siqueira, acadêmico de Agronomia.

Texto: Gabriel Miguel | Foto: Jéssica Natal