Conselho em Movimento reúne autoridades para celebrar dia do Bibliotecário

Na última quinta-feira (16), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu o evento “Conselho em movimento: comemorando o dia do bibliotecário”. O encontro aconteceu por meio do Conselho Regional de Biblioteconomia do Paraná e é a primeira vez que acontece na UEPG.

O evento contou com palestra ministrada pela bibliotecária Leda de  Araújo Lima, que tratou sobre “Biblioteca Escolar: passado, presente e futuro”. Durante a palestra, Leda apresentou o contexto histórico da educação no Brasil e no mundo. “Abordar e discorrer sobre biblioteca escolar não é fácil, é complexo. A discussão é ampla e está totalmente junto às discussões a respeito do ensino e da história da educação em nosso país. É impossível falar de biblioteca sem falar de onde ela está inserida”, comenta. Para Leda, falar sobre bibliotecas é relevante para as pesquisas e práticas diárias de transformação nos cidadãos e na sociedade.

O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, enfatizou o fato da UEPG receber o debate sobre a profissão de bibliotecários “Como usuários de biblioteca, sabemos da importância e lembramos da nossa primeira infância à vida adulta, em que vocês são sempre pontos de luz, ombros amigos  durante os estudos”. Em biblioteca há sempre uma boa alma para salvar da escuridão, para Ivo. “Por isso, a essa profissão é de extrema importância”. Maria Lúcia Madruga, diretora da Biblioteca Central Faris Michaele da UEPG (Bicen), comenta que “é um dia emocionante e que entra merecidamente para a história da instituição”.

Após a fala, os presentes debateram sobre a construção da Carta de Ponta Grossa, manifesto com apontamentos que os bibliotecários querem para o futuro da profissão. O evento contou com a presença de bibliotecários da região; membros do Conselho Regional de Biblioteconomia da 9ª Região do Paraná; secretária municipal de Educação, Simone do Rocio Pereira Neves; e chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes.

Texto e fotos: Amanda Santos