UEPG organiza evento sobre inteligências artificiais na educação

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove oficinas e palestras em evento sobre o uso de inteligência artificial (IA) na educação. O evento “Oficinas Interdisciplinares: O Ensino em tempos de Inteligência Artificial” está acontecendo entre os dias 7 e 18 de agosto e é organizado pela UEPG, com apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

As palestras e diferentes oficinas presentes no evento são organizadas pela UEPG, por meio do Departamento de Artes e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM). Integram a organização do evento os Programas de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM), da UEM e em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN), da Unicentro.

O objetivo das oficinas é apresentar as possibilidades de utilização de IAs no processo de ensino aos estudantes de licenciaturas das universidades envolvidas e, por meio de oficinas, realizar exercícios de forma prática para que eles desenvolvam habilidades na utilização dessas inteligências. As oficinas apresentam programas que auxiliem na escrita, na programação e outras possibilidades dentro de sala de aula, acompanhadas de discussões sobre os limites no uso das IAs.

O evento encerra no dia 18, sexta-feira, com a palestra “Inteligência Artificial na Educação Básica” e a mesa-redonda “O papel dos professores na era da inteligência artificial: como eles podem se preparar para o futuro (e o presente)?”. Ambas serão remotas e iniciam às 19 horas. Para se inscrever no evento “Oficinas Interdisciplinares: O Ensino em tempos de Inteligência Artificial”, basta preencher o formulário pelo link.

Texto: Gabriel Miguel | Foto: Lucas Fermin (SEED)/ Agência Estadual de Notícias