Espetáculo ‘A Receita’ encerra a mostra competitiva adulta do Fenata

Compartilhe

O espetáculo ‘A Receita’, do Núcleo de Artes Cênicas SESI de São José dos Campos/SP, encerrou na noite de sábado (26) a mostra competitiva adulta do 47º Fenata. Competem na Mostra Adulta quatro espetáculos e o resultado do grupo vencedor será anunciado na cerimônia de encerramento do festival neste domingo (27), às 20h no Cine Teatro Ópera.

O enredo do espetáculo ‘A Receita’ tem como base o texto do dramaturgo Jorge Andrade de 1968, e apresenta uma família que sofre ao ter o filho mais velho com a perna gangrenando. Ao recorrer a cuidados médicos, a família deposita todas as suas esperanças em um médico recém-formado, que sofre um grande choque cultural ao ver que não é só o filho que se encontra degenerado, mas todos.

Uma das principais questões que permeiam a apresentação é o modo pelo qual a medicina trata a doença, numa discussão da função social do conhecimento e da exploração do ser humano pelo ser humano.

O ator e músico Victor D’Angelo integra a banda do espetáculo e explica como “A Receita” busca trazer ao público uma história legitimamente brasileira marcada pela pobreza e conflitos de classe. “Através não só do texto teatral mas também da música, queremos falar da questão da miséria sobre diversas óticas e mostrar que realidade de uma família miserável do sertão paulista sofreu e ainda sofre hoje em dia no Brasil”.

A espectadora Mônica Vityszin acompanha regularmente o Fenata há seis anos e compartilha sua impressão sobre a peça deste sábado. “Apesar do texto ser dos anos 60, ela é muito atual nos dias de hoje mostrando a pobreza no nosso atual cenário político-social, eu acho que veio bem a calhar a mostrar essa realidade para gente hoje”.

A estudante do 4º ano de letras português/espanhol da UEPG, Aline Swartz, é uma das alunas que escreve críticas dos espetáculos publicadas no portal da UEPG e conta o que achou de ‘A Receita’. “É uma peça muito forte e que induz muitas reflexões sobre o contexto social do nosso país. Muitas pessoas estão em outro mundo, não enxergam o que acontece com o resto da população brasileira”.

Aline relata que sempre participou do Fenata como espectadora e que o festival é um importante espaço de educação artística de Ponta Grossa. “O Fenata é um grande orgulho da nossa cidade, é o festival de teatro mais antigo do país que eu acompanho desde que eu me conheço por gente. Acho maravilhoso e sempre prestigio as peças”.

O diretor de do espetáculo Roberval Rodolfo, considera fundamental a existência de festivais como o Fenata por ser um espaço importante de formação para atores e profissionais do teatro.

“O Fenata tenha sido o maior formador de artistas e grupos locais porque é onde esses profissionais têm condições de vir e compartilhar processos diversos que trabalham no teatro, e esse encontro potencializa a arte local. O Fenata é imprescindível nesse processo de pedagogia cênica”, explica.

O encerramento do Fenata acontece na noite deste domingo (27) com o espetáculo ‘Processo de Conscerto do Desejo’, dirigido e protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele, às 20h no Cine Teatro Ópera.

O FENATA é uma realização da UEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania,com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, FAUEPG, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc.

O Fenata é uma realização da UEPG e FAUEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc. O Fenata é aprovado pelo Ministério da Cidadania/Secretaria Especial de Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Municipal de Incentivo a Eventos, da Secretaria Municipal de Turismo.

Texto: Saori Honorato
Fotos: Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content