Especial de Natal da Proex-UEPG leva cultura para comunidade

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza, até esta quarta-feira (21), programação de fim de ano chamada “Natal da Alegria”, organizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex). As apresentações ocorrem desde 06 de dezembro, no prédio histórico da Proex, com espetáculos de dança, música, teatro e literatura, apresentados por agentes culturais de Ponta Grossa. A apresentação do músico Julio Mano encerrou a programação, nesta quarta-feira (21), às 19h. 

Todas as apresentações são abertas à comunidade. A pró-reitora da Proex, professora Maria Salete Marcon Gomes Vaz, comenta que o Natal da Alegria superou as expectativas. “Nós nos empenhamos em organizar as atividades e trazer a comunidade para vê-las e o resultado nos surpreendeu”, celebra. O projeto aconteceu por meio da Diretoria de Assuntos Culturais e já tem planejamento de expansão para os próximos anos. “Aqui é um espaço público. Precisamos otimizar o seu uso trazendo a comunidade para dentro e mostrando o que a Universidade Pública pode oferecer” complementa a pró-reitora. 

Entre as atrações, esteve presente em 13 de dezembro, o Coro Cidade de Ponta Grossa, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. O regente do Coro, professor Édi Marques Góes, comenta que a Proex é um local especial. “Ficamos muito contentes em receber convite para estar aqui, pois o local e as pessoas são muito acolhedores”. 

O grupo alternou entre cantigas natalinas e músicas populares de diferentes estilos brasileiros. “É uma experiência incrível vir aqui com banda e colocar o público para dançar a nossa música. Arrancar sorrisos das pessoas é muito gratificante”, declara Thiago Venancio, membro do Coro Cidade.

No dia seguinte (14), crianças atendidas pelo Projeto Dança pelos Bairros, da Companhia Artheiros, fizeram uma apresentação de balé com temática natalina. O projeto ensina dança para crianças em situação de vulnerabilidade. “Você tira as crianças da comunidade delas e insere num circuito  artístico, que, por sua vez, é visto por um público que necessita consumir arte em um ambiente público como este”, comenta a professora da Cia., Camila Leria, sobre estar no Natal da Proex.

Texto: Gabriel Miguel    Fotos: Fábio Ansolin, Gabriel Miguel e Maurício Bollete


Montagem da decoração de Natal na Proex (06/12)


Apresentação de ballet do Projeto Dança nos Bairros (14/12) 


Apresentação da Big Band Conservatório (19/12)


Compartilhe

 

Skip to content