UEPG lamenta falecimento de Epaminondas Xavier de Barros

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa lamenta o falecimento de Epaminondas Xavier de Barros – fundador do Instituto Educacional Duque de Caxias, a Guarda Mirim de Ponta Grossa.

Seu Barros, como era conhecido, morreu nesta sexta-feira, aos 92 anos. Há mais de 40 anos, a UEPG recebe adolescentes da Guarda Mirim. Muitos servidores, ainda na ativa, e estudantes dos cursos da Universidade aqui ingressaram pelas mãos do Seu Barros.

Por este vínculo, que faz parte da nossa história, e pelo papel transformador que desempenhou na vida de milhares de jovens, a UEPG se une a todos que lamentam sua morte no dia de hoje.


Amarildo Miguel Leal, que coordena o Programa de Formação Humana e Profissional para o Adolescente, da Projur – Procuradoria Jurídica da UEPG, redigiu esta texto de adeus:

           Epaminondas Xavier de Barros, o Seu Barros é um símbolo. A sua atividade em luta em prol dos menos favorecidos ultrapassou as barreiras de sua casa, de seus familiares, de seus amigos próximos e chegou a incontáveis lugares e pessoas.

            A lembrança do seu Barros estará sempre vinculada à obra assistencial.  De modo mais específico, o Seu Barros tem ligação duradoura com a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Este vínculo tem, também, muitas faces, pois abrangeu setores e pessoas variadas.

           Impossível, é não mencionar o relacionamento que de um ponto vista mais técnico teria uma natureza contratual ou de convênio, iniciado pelo seu Barros há mais de 40 anos, os primeiros encaminhamentos dos menores (na nomenclatura da época) da Guarda Mirim para desempenharem atividades de labor junto a Instituição. E assim, podiam ajudar suas famílias financeiramente e, principalmente, podiam se autoajudar (pescar o seu peixe) aprendendo o caminho do desenvolvimento profissional e pessoal.

           Este laço é tão antigo e perdura, porque sua malha sempre foi entrançada por muito carinho, muito afeto, muito respeito, muita dedicação, muita humildade. Qualidades características que transbordavam desta grande pessoa que hoje se despede de nós todos. Os tempos eram outros, mas ele não ficou parado nos modos antigos, e, não ficou ao largo da evolução na forma de tratar o aprendizado profissional para os adolescentes.

                    Sempre em sintonia com o regramento legal, a preparação e encaminhamento dos adolescentes para a Universidade, sempre foi cuidada e incentivada pelo patrono mor da Guarda Mirim, juntamente, com toda sua diretoria e equipe. Através da aprendizagem profissional e da formação humana o seu Barros possibilitou que muitos, no seu dizer: “brasileirinhos” vislumbrassem um futuro profícuo, e, verdadeiramente, pusessem às mãos e calcassem seus pés, nele, neste futuro que para muitos se tornou real e verdadeiro. Pois conseguiram transpor paradigmas e melhorar suas vidas.

                    O afeto e o carinho sempre estiveram presentes em suas ações e isto fez toda a grandiosa diferença entre ter sonhos e concretizar sonhos puros, belos e frutíferos. Assim, merecedor que é de muitas homenagens, acrescente-se esta simples e singela, sinônimo de reconhecimento do seu silencioso e perfumado trabalho”.


Mensagem Nupepes

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social da UEPG, Nupepes, agradece profundamente a existência do Seu Barros na cidade de Ponta Grossa. Consideramos o Primeiro Educador Social da história da cidade.

Na década de 50 com muita coragem Seu Barros foi até a cadeia da cidade e retirou por conta própria crianças e adolescentes que estavam presos junto a adultos na mesma cela. Levou para uma casa e assumiu a responsabilidade do cuidado e da educação dessas crianças e adolescentes, esta foi rapidamente a origem da Guarda Mirim na cidade.

Trabalhamos dois anos com o Projeto da UEPG na Guarda Mirim e tivemos o privilégio de conviver um pouco e aprender o que significa defender a dignidade do Ser Humano com as conversas carinhosas com o grande Educador Social que nos deixou hoje. Fica o seu grande legado que mudou a trajetória de muitas pessoas!

Nosso muito obrigado!

Professor Érico Machado Ribas

Compartilhe
Skip to content