Encontro Regional reúne Professores, Acadêmicos e Alunos de Matemática

Neste sábado aconteceu o 3º Encontro Regional dos Programas de Iniciação Científica Jr. (PIC), Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) e OBMEP na Escola (ONE) que fazem parte do Projeto de Extensão “Olimpíadas de Matemática – Promovendo a Inclusão Social e Ajudando a Mudar o Cenário da Educação” coordenado pela Professora do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG Elisangela dos Santos Meza.

O Encontro reuniu alunos e professores em comemoração ao encerramento das atividades do ano de 2019. No período da manhã houve a palestra “Pinceladas sobre a Trajetória Acadêmica, Fractais e Otimização” com a Professora da Universidade Federal do Paraná Elizabeth Wegner Karas.

A partir das 10 horas começou o Festival de Matemática e Mostra de Atividades de Matemática, realizada por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática e por professores de matemática da Educação Básica e do SESC. “Ao todo, compareceram cerca de 400 pessoas no evento, sendo 320 alunos e professores como participantes e 80 acadêmicos e docentes inscritos como apresentadores”, conta Elisangela.

Sobre o Projeto de Extensão “Olímpiadas de Matemática – Promovendo a Inclusão Social e Ajudando a Mudar o Cenário da Educação”

De acordo com a professora Elisangela, o Projeto de Extensão tem duas frentes de trabalho: uma delas é a realização anual da OPMat, que é a Olimpíada Pontagrossense de Matemática que neste ano de 2019 está na sua 7ª edição e a outra é oferecer a comunidade (alunos e professores) cursos voltados a formação de professores e treinamentos para olimpíadas de matemática. Dentre os cursos oferecidos temos o PIC, o POTI e o ONE. “No PIC os acadêmicos do curso de licenciatura em matemática participam de um treinamento mensal com professores supervisores do projeto de extensão e dão aulas quinzenais, aos sábados, aos alunos que ganharam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no ano anterior. No PIC temos turmas presenciais e on-line. Em Ponta Grossa, Pato Branco, Guarapuava, Irati e Ivaí temos turmas presencias. Nas turmas on-line atendemos alunos de várias cidades do Brasil”.

“No POTI os alunos do ensino fundamental II e médio de escolas públicas e privadas de Ponta Grossa fazem inscrição início do ano e realizam um curso semanal de preparação para Olimpíadas de Matemática com professores e acadêmicos participantes do projeto de extensão. Neste ano de 2019 o POTI aconteceu todas as segundas-feiras das 14h às 18h na Central de Salas de Aulas. E o ONE é um Programa voltado à formação de professores de escolas públicas e particulares da Educação Básica que vem até o campus de Uvaranas uma vez por mês, aos sábados, fazer um curso de formação com professores supervisores do projeto e como contrapartida montam turmas de alunos que gostam de matemática em suas escolas e dão aulas no contra turno a esses alunos preparando-os para as diversas olimpíadas de matemática que ocorrem no Brasil. No ONE atendemos professores de Ponta Grossa, Prudentópolis, Castro, Arapoti, Palmeira, Guamiranga e Ivaí”, explica Elisangela dos Santos Meza.

Fotos: Luciane Navarro