Encontro de Integração Acadêmica em Defesa acontece nesta segunda

Nesta segunda-feira (11) aconteceu o Encontro de Integração Acadêmica em Defesa entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

O encontro tem como objetivo contribuir para o aprofundamento dos debates acadêmicos sobre Defesa Nacional e Ciências Militares, a partir da agenda de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) e do diálogo institucional entre ECEME, por meio do Instituto Meira Mattos (IMM) e da UEPG.

O evento começou às 10 horas, com a mesa ‘Agenda de Pesquisa em Defesa’, no auditório do CIPP, localizado no Campus Uvaranas da UEPG. Os docentes da UEPG Almir Nabozny e Edson Belo Souza apresentaram a agenda de pesquisa do PPGEO da universidade e as pesquisas desenvolvidas sobre geopolíticas.

“O Mestrado em Gestão de Território iniciou o seu funcionamento em 2006 e o Doutorado em 2013. Atualmente, o programa de pós-graduação é conceituado com “nota 5”, conforme classificação da Capes”, explica Nabozny.

O Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Hélio Caetano Farias, explicou o papel do Instituto Meira Mattos.

“As atividades começaram em 2010, com mestrado stricto sensu aprovado em 2012 e doutorado stricto sensu em 2016. O objetivo é aproximar os civis e militares na reflexão sobre a defesa. O Instituto amplia o diálogo entre a academia e a sociedade e mantém diversos relacionamentos com outras instituições”, conta.

A segunda mesa temática tratou da ‘Defesa e Sociedade’ com o professor da ECEME, Ricardo Zortéa, que apresenta ‘A Universidade, a C&T e a Defesa Nacional’. O evento retornou no período da tarde com a apresentação de pesquisas realizadas por discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares e do PPGEO/UEPG. São dois grupos temáticos: “Economia de Defesa e Geopolítica” e “Forças Armadas: Planejamento Estratégico, Crises e Ação Político-institucional”.