UEPG migra emails para plataforma Gmail

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa começa na próxima segunda-feira (25) a migração dos emails institucionais para plataforma Google. A mudança será gradativa e, inicialmente, os usuários que desejarem migrar devem abrir um chamado para o NTI pelo site da Universidade.

O diretor do NTI, Luiz Gustavo Barros, explica que a modernização da infraestrutura dos serviços de e-mail da UEPG era necessária e está alinhada às práticas de outras IES do Estado. “Universidade Estadual de Londrina, Unicentro e Universidade Estadual de Maringá já têm e-mails do Gmail”, diz. O diretor lembra que outras grandes instituições como Unicamp, USP e Unesp utilizam serviços do G Suite.

Outras aplicações do G-Suite estarão disponíveis para os usuários como o Google Drive para armazenamento de arquivos; o Google Docs para edição de documentos e planilhas, além do Hangouts para mensagens e videochamadas. “É importante ressaltar que toda conta de usuário da UEPG também será uma conta Google, ou seja, não será necessário criar contas individuais no Gmail para ter acesso aos serviços providos pelo Google”, detalha.

A principal vantagem, de acordo com Barros, é a consolidação dos serviços em uma única plataforma. “O Gmail é utilizado por milhões de usuários, atualizada constantemente e com alto nível de segurança e de proteção dos dados”, diz.

O reitor Miguel Sanches Neto destaca que a modernização administrativa é um dos eixos estratégicos da atual gestão. “Com a migração, a UEPG toma uma atitude ousada e, ao mesmo tempo de extrema importância, que é padronizar o email oficial a partir de uma das plataformas mais utilizadas mundialmente, o que vai proporcionar mais agilidade e melhor comunicação para todos que usam o correio eletrônico oficial”, diz.

2020

Barros esclarece que para o próximo ano, o NTI prevê que todas as contas de usuário da UEPG também serão contas Microsoft. “Os usuários terão acesso ao Microsoft Office 365, com aplicativos de uso habitual como o Word, Excel e PowerPoint”.