Edital possibilita alunos do EaD da UEPG a participar de experiência de Mobilidade Virtual

A Educação a Distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), abre inscrições em janeiro para duas disciplinas na Universidade Aberta de Portugal (UAb-Pt), ofertadas com o suporte operacional do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UEPG.

De 18 a 31 de janeiro, estão abertas as inscrições para as disciplinas “Princípios da Didática” em Pedagogia e “Raciocínio e Representação do Conhecimento” em Computação, ambas na Mobilidade Virtual Estudantil. Podem se inscrever estudantes selecionados por edital.

A professora Kelly Cristina Ducatti da Silva, que coordena a Mobilidade Virtual Estudantil na UEPG, destaca que a presença do estudante em uma universidade não se esgota no espaço geográfico de sua origem: “É preciso pensar em inovação pedagógica com plano de ação que inclua esse estudante coletivamente e em rede. A mobilidade virtual contribui para a construção de um novo paradigma formativo, que se configura na ampliação e transformação do conhecimento, articulado ao movimento cultural e multicultural, próprios da inclusão digital, do ensino online e da Educação a Distância”, afirma.

Até agora, cinco alunos de diferentes cursos EaD da UEPG passaram por essa experiência, a qual tiveram acesso não só ao conteúdo, mas também, a uma didática diferente. Kelli Valdirene Carneiro irá iniciar o 7º período de Pedagogia e cursou a disciplina de “Princípios da Didáctica” pela mobilidade virtual ano passado. Ela é funcionária pública municipal e reside na área rural de Piraí do Sul, onde conheceu as diferenças didáticas entre os cursos daqui e de Portugal. “A observação da maneira de condução e da metodologia utilizadas no curso estrangeiro me possibilitou realizar a reflexão acerca de vários aspectos pedagógicos, correlacionando-os com meus conhecimentos anteriores e construindo novos paradigmas”, reflete.

Perfil dos candidatos

Os candidatos deverão ter concluído o primeiro ano de seus respectivos cursos no momento da inscrição, com bom desempenho acadêmico, sem reprovações e com média global acima de 7,0. As inscrições validadas serão classificadas pela média global do histórico do aluno. O resultado final será divulgado no início de fevereiro.

A UEPG também recepciona estudantes da UAb-PT virtualmente. Ao fazer as disciplinas, estudantes das instituições têm aproveitamento de carga horária curricular ou horas complementares.

Texto: Emanuelle Alves Adacheski       Adaptado por: Julio César Prado      Foto: Arquivo Pessoal/Kelli Carneiro