Proex-UEPG seleciona bolsistas para acolhimento a ucranianos

Compartilhe

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Proex-UEPG) abre, nesta terça-feira (11), inscrições para seleção de bolsistas técnico-extensionistas para acolhimento de cientistas ucranianos. O edital do Programa Institucional Universidades Amig@s: Acolhimento Extensionista aos Cientistas Ucranianos é promovido pela Fundação Araucária e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). As inscrições seguem abertas até a próxima segunda-feira (17).

São duas bolsas de R$ 1.310,00 com vigência de seis meses. O Programa Institucional visa prestar acolhimento social, em forma de apoio, nas atividades cotidianas dos pesquisadores ucranianos e suas famílias, com o objetivo de integrá-los socialmente, a partir da vivência acadêmica e social. A iniciativa busca ainda articulação entre pesquisa e ações extensionistas, para engajar os participantes na elaboração de propostas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento social da comunidade.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Maria Salete Marcon Gomes Vaz, destaca que a contratação dos técnico-extensionistas tem o objetivo de facilitar o processo de integração de pesquisadores ucranianos e suas famílias na UEPG e ao cotidiano da sociedade. “Entre outras atividades, eles vão acompanhar os cientistas na busca por moradia; orientá-los no transporte público; acompanhá-los em visitas aos campi da UEPG e outras instituições; na obtenção de documentos na Polícia Federal; e na abertura de conta em agência bancária”, ressalta.

As inscrições acontecem de forma on-line, via formulário (https://forms.gle/mkowH6WSWO9rD9PP7). Para se candidatar, os interessados devem ter domínio da língua inglesa e/ou ucraniana; estar matriculado em curso de graduação ou pós-graduação no Paraná ou, ainda, ser profissional recém-formado (até três anos a partir da colação de grau); e ter currículo na Plataforma Lattes. O candidato não poderá ter qualquer vínculo empregatício.

Além dos documentos de identificação (RG e CPF), o interessado deve apresentar cópias do histórico escolar; do diploma de graduação (para os recém-formados); e do Lattes atualizado e completo. Em carta de intenções, o candidato precisa explicitar as motivações e habilidades que considera importantes para participar do projeto. O processo de seleção terá duas etapas, com resultado final divulgado até 21/10.

Mais informações em www.uepg.br/proex, no link editais.

Texto: Neomil Macedo | Foto: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content