Vestibulares e PSS: conheça a história de Edinho ao longo de 30 anos na UEPG

Compartilhe

Definir prazos e datas para a realização de vestibulares. Estabelecer locais e organizar a aplicação de provas são algumas das funções desempenhadas por Edson Luis Marchinski, responsável pela Coordenadoria de Processos de Seleção da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com quase 30 anos de trabalho na instituição, Edinho – como é chamado pelos colegas, afirma que a UEPG é a sua segunda casa, onde passou, e passa, a maior parte da vida e onde tem o maior orgulho de trabalhar.

Reconhecido no estado do Paraná pela competência na organização de processos seletivos, também é admirado por quem está, no dia a dia, ao lado dele. Edinho se destaca como ser humano, com qualidades que encantam os seus colegas. Uma das suas principais características é não medir esforços para ajudar a quem precisa e estar sempre disponível para fazer o bem.

Infância e carreira na UEPG

Natural de Teixeira Soares, Edson sempre teve o apoio de seus pais para completar os estudos. Realizou o ensino fundamental e médio no Colégio Estadual João Negrão Júnior, formando-se no Curso Técnico em Contabilidade, em 1990. Desde cedo, adquiriu experiência profissional e já com 13 anos trabalhava na Prefeitura Municipal de Teixeira Soares como office-boy, emprego que marcou os seus primeiros passos no mercado de trabalho.

Em 1990, prestou Vestibular na UEPG e foi aprovado no Curso de Direito. Em 1991, com 17 anos, mudou-se para Ponta Grossa com o objetivo de fazer a graduação, no entanto, o destino tinha algo a mais reservado para o acadêmico que, naquele mesmo ano, seria aprovado no Concurso Público para efetivo na UEPG, onde permaneceria até hoje.

Próximo de completar 30 anos de trabalho na Universidade, Edinho assumiu o cargo na UEPG em 1991 e desde então, passou por vários setores acumulando vasta experiência, como na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), no Colégio Agrícola, no Departamento de Matemática, na Procuradoria Jurídica, na Divisão de Recursos Humanos e, por último, na CPS.

A advogada Célia Alejandra Pais Zyskowski lembra quando ingressou na Procuradoria Jurídica da UEPG, há 25 anos, e passou a trabalhar com Edinho, que já atuava no setor. “Ao longo desse tempo, tive a satisfação de acompanhar seu crescimento profissional, o que não me surpreendeu, pois, em qualquer função, ele sempre foi extremamente competente e dedicado.  Além da eficiência profissional, Edinho é um ser humano maravilhoso, solidário, alegre, uma pessoa excepcional, que tenho muito orgulho de considerar como amigo verdadeiro”, afirma. A Advogada da UEPG Dirlene de Andrade Batista, que também trabalhou com Edinho na procuradoria jurídica, afirma que o colega sempre exerceu a função com muita dedicação e afinco, sendo cuidadoso, caprichoso e inteligente. “O Edinho é uma pessoa excepcional”, diz.

Entre 2002 e 2014, o servidor integrou o Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), sendo depois nomeado como Diretor de Provimento e Concursos da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, onde permaneceu entre os anos de 2014 a 2016. Carlos Alberto Godoy, Supervisor de Ambientes de Pós-Graduação do Nutead, relembra quando entrou na UEPG e passou a compor a equipe junto com Edinho. “Quando fui trabalhar no Nutead, logo percebi que ele é detentor de um profissionalismo exemplar. Um funcionário público que eu admiro por sua comunicação, automotivação e excelente astral. É um amigo e possui as mais nobres qualidades de um servidor público”.

Paralelamente a outras atividades, em 2002, Edinho começou a desempenhar funções em horários noturnos e finais de semana na Comissão de Vestibular. Diante da experiência e dedicação com que desempenhou as atividades, em 2016, assumiu o cargo de Coordenador da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), responsável pela realização de Vestibulares e outros Processos de Seleção da UEPG, função que exerce atualmente. O seu antecessor na CPS, o servidor Ivo Mario Mathias, conta que sempre admirou o colega, tanto no aspecto profissional como pessoal. “Já o conhecia antes de assumir a coordenação da CPS, e sempre ouvia elogios sobre ele. Pude comprovar isso a partir de 2011, quando tive o privilégio de contar com ele como um fiel colaborador, conselheiro e assessor, em todos os aspectos que envolviam os trabalhos na CPS”.

Segundo Ivo, a admiração e confiança pelo colega foi crescendo gradativamente, pela sua forma exemplar de lidar com os problemas e desafios. “Além dos aspectos profissionais, conheci o Edinho ser humano, muito ligado à família e sempre disposto a ajudar as pessoas independentemente de serem seus amigos próximos ou não. Ele demonstrou o que muitas pessoas deveriam aprender, para serem bons profissionais, primeiramente devem ser excelentes seres humanos. Hoje não estou mais na CPS e o Edinho, agora como meu sucessor, continua desenvolvendo o seu trabalho com muita dedicação, profissionalismo e humanidade”, diz.

Outro funcionário da UEPG que conhece Edinho de longa data é Rafael Fernandes Siqueira, com quem trabalhou no Nutead e atualmente exerce a função de Técnico Administrativo na CPS. Segundo Rafael, o Edinho é uma pessoa incrível para se trabalhar e conviver. “Ele é muito comunicativo, dinâmico, responsável, exigente e principalmente competente. Ao conversar com qualquer servidor da Universidade, você percebe que ele é muito conhecido, e que todos sempre dizem ‘Edson Luiz Marchinski? Aaaaa você tá falando do Edinho!’. Ele é uma pessoa muito querida pela comunidade universitária”, destaca.

Ao longo dos nove anos em que trabalharam juntos, Rafael vivenciou inúmeras contribuições do Coordenador à instituição. “Realmente a maneira com que o Edinho se entrega e se dedica a tudo que é relacionado à universidade é algo surpreendente. Ele é um servidor diferenciado, que realmente ama o que faz e adora os desafios que lhe são propostos. Aprendi e ainda aprendo muito trabalhando com ele. Além de todas as qualidades esperadas para um servidor público, ele é extremamente humano, educado e amigo”, frisa.

Processos Seletivos

Edinho, desde que assumiu a Coordenadoria de Processos de Seleção, já realizou diversos concursos pela UEPG, destinados tanto para o ingresso na graduação presencial e EAD, quanto para programas da própria universidade ou de outras instituições. Além dos vestibulares de verão e inverno, realizados no primeiro e segundo semestres, respectivamente, e do Processo Seletivo Seriado (PSS), que geralmente é aplicado em novembro, a CPS também organizou a seleção de candidatos nos seguintes programas: Residência Multiprofissional do HU/UEPG, Prefeitura de Ponta Grossa e Santa Casa de Misericórdia; Residência Técnica em Gestão Pública; Residência Técnica em Engenharia e Gestão Ambiental; e Residência Técnica em Projetos e Obras Públicas.

“Já aplicamos processos de seleção em 19 cidades do Paraná, tais como Ponta Grossa, Curitiba, Castro, Telêmaco Borba, Jaguariaiva, Jacarezinho, Apucarana, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão, Umuarama, São Mateus do Sul, Irati, Palmeira, Rio Negro e União da Vitória”, detalha Edinho. Para desenvolver todo esse trabalho, o servidor conta com a ajuda de um Coordenador Pedagógico, um Coordenador de Tecnologia da Informação e dois profissionais na Coordenação de Logística.


Edinho é um dos grandes responsáveis pela modernização na divulgação dos resultados dos Vestibulares, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação, dirigida por Luciane Navarro. Desde 2018 a UEPG divulga o resultado dos exames com transmissões ao vivo pelo Facebook  e Youtube. “Nos últimos anos, temos investido muito em inovação, como é o caso de um sistema próprio para correção das redações e leitura dos cartões de respostas e também, dos resultados de Vestibular e PSS que têm sido realizados por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais oficiais da UEPG”, afirma Edinho.

Os desafios da Pandemia

Em 2020, como Coordenador da CPS, o servidor passou a enfrentar um dos maiores desafios profissionais da sua carreira: a pandemia. Diante do avanço da doença, o servidor, em conjunto com a gestão da UEPG, precisou tomar decisões difíceis, porém necessárias na preservação de vidas.

Inicialmente, o Vestibular que aconteceria nos dias 06 e 07 de dezembro e o Processo Seletivo Seriado (PSS) que seria realizado em 22 de novembro de 2020 foram adiados para março de 2021. “Devido à pandemia que estamos vivenciando, esse período tem sido de muita tensão e também de muita responsabilidade, uma vez que o Vestibular e outros processos de seleção precisaram ser adiados, com a elaboração de um novo procedimento de logística”.

Em 2021, diante do pior momento da pandemia no Paraná, a CPS precisou suspender novamente o Vestibular, que aconteceria em 07 e 08 de março, para os dias 02 e 03 de maio. No mesmo ato, os Processos Seletivos Seriados I e II também foram adiados para os dias 23 e 30 de maio, respectivamente. “Os adiamentos estão sendo necessários, uma vez que a principal preocupação da UEPG é com a saúde e segurança de todos os candidatos e também daqueles colegas servidores que irão trabalhar na aplicação das provas”, afirma Edinho.

Segundo o Coordenador da CPS, a equipe acompanha constantemente o cenário nacional e o avanço da doença, com o objetivo de oferecer segurança aos candidatos, servidores e docentes. “Quando sentirmos que não colocaremos em risco a vida das pessoas, com certeza aplicaremos as provas, respeitando todos os cuidados de distanciamento e higienização definidos pelas autoridades sanitárias”, esclarece.

Mesmo frente aos desafios, Edinho não desanima e olha para o futuro com esperança, reforçando a necessidade da contribuição de todos para vencermos a pandemia. Ainda, quando questionado sobre o caminho que trilhou na universidade, o servidor olha com orgulho para trás e afirma ter feito a escolha certa ao prestar aquele concurso há 29 anos. “A UEPG representa na minha vida tudo o que eu sou e o que conquistei, pois são quase 30 anos trabalhando e estudando nessa Instituição, pela qual eu tenho o maior orgulho e admiração. Sou uma pessoa muito feliz por poder contribuir com a formação de outras pessoas que passaram pela UEPG, já que a instituição também foi responsável pela minha formação”, finaliza Edinho.

Texto: Vanessa Hrenechen    Fotos: Luciane Navarro, Aline Jasper e arquivo pessoal Edinho

Compartilhe

 

Skip to content