Docentes organizam e-book com poemas inéditos e artigos

A professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Keli Cristina Pacheco, e o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), André Cechinel, lançam o livro “A comunidade errante: ensaios de literatura e exílio”.

O e-book inicia poemas inéditos de Leonardo Tonus e segue com artigos de Carlos Eduardo Capela, Débora Cota, Vinícius Nicastro Honesko, Kelvin Falcão Klein, Nilcéia Valdati e dos organizadores.

De acordo com a professora Keli, que atua no departamento de estudos da linguagem e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UEPG, o livro nasce de um chamamento a um grupo de pesquisadores da área de literatura a pensar o exílio. “Os textos foram geridos antes da pandemia da Covid-19, que nos encerra na solidão das nossas próprias casas/corpos, e  parecem responder a um desejo que se revela atualmente ainda mais interditado: o desejo de abertura, ensaio e experimentação”, afirma.

“Seria o que Maurice Blanchot conceituou como espaço literário, lugar possível de experimentação radical, onde a fala não parte do corpo para alcançar outro corpo, ela não interpela o outro, mas esta fala é a morte ainda ensejando um tomar-corpo, um viver outro”, declara Keli Pacheco.

Segundo o organizador André Cechinel, “em nosso contexto atual, de intensa transformação, incerteza, dificuldade de imaginação do futuro, de sonhos, a literatura parece retomar seu lugar profético, notadamente quando anuncia os perigos do passado, ou de um ainda por vir, ou quando sussurra um possível diante da fatalidade da existência”, diz. A obra foi lançada pela Editora Texto e Contexto, de Ponta Grossa, e está  em livre acesso no site.

Texto: Vanessa Hrenechen     Foto: arquivo pessoal (Keli Cristina Pacheco)