ProRH dialoga com Hospital São Camilo sobre o Sistema de Assistência à Saúde (SAS)

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No último dia 18, a Pró-reitoria de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (ProRH-UEPG) iniciou um diálogo oficial com os novos gestores do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) dos Campos Gerais. Durante a reunião, a pró-reitora Eliane Rauski e o diretor de Qualidade de Vida no Trabalho, Jeverson Nascimento, encaminharam as demandas dos servidores quanto ao processo de transição, esclareceram dúvidas e conheceram os espaços destinados ao atendimento específico do SAS.

O contrato com o Hospital São Camilo teve início em 01 de maio e prevê um período de transição para adequação da estrutura. São 32.199 servidores públicos estaduais, de 23 municípios, que têm direito ao benefício, bem como seus dependentes legais, sem nenhuma contrapartida financeira do funcionário. Em 2022, 156.746 pessoas utilizaram o SAS, em mais de 2,3 milhões de atendimentos.

A equipe do SAS explicou que os agendamentos que já tinham sido realizados pela Santa Casa devem ser feitos naquele Hospital, e que na transição para os atendimentos para o São Camilo, os beneficiários deverão necessariamente passar pelo médico da família, pois é esse profissional responsável pela admissão dos pacientes no novo hospital. A partir desta consulta preliminar, haverá encaminhamentos para médicos especialistas. Como explica a pró-reitora, os gestores do hospital informaram que “há um esforço para recrutar os mesmos médicos que atendiam o SAS na Santa Casa, para que os pacientes continuem o acompanhamento com os mesmos profissionais”.

Devido à Lei Geral de Proteção de Dados, a nova gestão do SAS não tem acesso aos prontuários médicos dos servidores que já realizaram atendimentos no Hospital Santa Casa. Por isso, cada paciente deve solicitar ao hospital seus prontuários. O São Camilo informou ainda que os serviços de Urgência e Emergência para gestantes, bem como o acompanhamento de gestação de risco, continuam a acontecer no Hospital Santa Casa.

Sempre que houver situações adversas, os servidores devem procurar a ouvidoria do SAS, por meio do telefone (42) 3026 6214.

Texto e fotos: Aline Jasper

 


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