Curso de Agronomia realiza Dia de Campo em sítio de Ivaí para discutir fruticultura

No dia 16 de dezembro, o curso de Agronomia da UEPG promove uma visita técnica no Sítio Ramos, localizado no município de Ivaí, para discutir sobre a fruticultura de pêssego, ameixa e nectarina com os alunos do 4º de agronomia e produtores da região.

A visita técnica é uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a UEPG através do curso de agronomia. No curso, a disciplina de fruticultura desenvolveu um experimento na propriedade do Sítio Ramos, localizada em Ivaí, sobre raleio químico em pessegueiro.

O retorno ao sítio através de uma visita técnica é um modo de continuar a atividade e compartilhar os resultados.

O professor do departamento de agronomia da UEPG, Ricardo Ayub, coordena a atividade em parceria com o engenheiro agrônomo Rafael Branco de Araújo da EMATER, explica a atividade.

“Os resultados das atividades desenvolvidas no sítio no decorrer do ano pareceram interessantes, então resolvemos fazer um guia de campo para mostrar o resultado desse experimento que vai facilitar muito o manejo do pomar para aproveitar”, relata.

Na ocasião os alunos do 4º ano de agronomia estarão presentes para apresentar informações sobre os diferentes aspectos da cultura  do pessegueiro, novas variedades de pêssegos e novas informações de manejo de tomares.

Um objetivo também é que diferentes produtores de todo os Campos Gerais possam participar e ter acesso a conhecimentos produzidos dentro da universidade.

Às 9h a atividade inicia com a visita técnica ao pomar do sítio acompanhada pelos acadêmicos do 4º ano de agronomia. Em seguida, às 11h, acontece o raleio químico com ATS no Pessegueiro com o engenheiro da EMATER.

FRUTICULTURA

A fruticultura brasileira tem se destacado como um dos setores da atividade rural que mais cresce, atingindo a marca de 20% ao ano nos últimos 7 anos. Entretanto, o estado do Paraná responde apenas por 2,6% da produção nacional de frutas. Este baixo índice pode ser atribuído ao fato de que no Paraná existem poucos programas de incentivo ao aumento da área produtiva ou programas pouco eficientes. Com o avanço da Produção Integrada de Frutas, o aumento da exportação também tem crescido ano após ano.

Desta forma surge a necessidade de divulgar o potencial da fruticultura nos Campos Gerais visando apoiar o desenvolvimento da mesma como opção de renda pela diversificação da produção. Fortalecendo, assim, o setor rural pela fixação do homem no campo, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

A fruticultura além de empregar um bom contingente trabalhadores, ainda estimula a agroindústria e o turismo rural, beneficiando pequenas propriedades.