Departamento de Estudos da Linguagem realiza III Colóquio de estágio, prática e didática

No dia 12 de novembro acontece no Campus Central da UEPG o III Colóquio de Estágio, Prática e Didática, iniciativa dos/as professores/as das disciplinas de Estágio e Formação Docente e Prática do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL). O evento conta com a participação de professores/as da disciplina de Didática do Departamento de Pedagogia (DEPED) que atuam no curso de Licenciatura em Letras.

O colóquio surge da necessidade de se estreitar as relações entre as disciplinas de Estágio, Prática e Didática no avanço do desenvolvimento docente na formação inicial em uma ampla discussão com acadêmicos/as dos terceiros e quartos anos. Neste ano, o evento está organizado sob a temática “Relações entre as disciplinas de Estágio, Prática e Didática e as demandas da escola: percepções e reflexões de professores/as e acadêmicos/as”.

O objetivo principal é estender as interações com professores/as da Rede Estadual de Ensino e representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa – visando, também, ampliar e melhorar as parceiras Universidade-Escola no âmbito das atividades de estágio supervisionado nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa.

Contando com a participação de acadêmicos/as de todos os anos dos cursos de Licenciatura em Letras Português – Inglês/Espanhol/Francês e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), bem como de professores/as do DEEL e DEPED e da Rede Estadual de Ensino, o evento será realizado no vespertino e noturno. No primeiro momento, haverá uma Mesa de Debates entre professores/as de/a Estágio, Prática, Didática, Rede Estadual de Ensino e representantes do NRE com a participação de acadêmicos/as dos terceiros e quartos anos do curso de Letras. Após a Mesa de Debates, acontecerão Colóquios de Letras (nas diferentes línguas), nas salas de aula do Bloco B, nos quais acadêmicos/as conduzirão as discussões com os/as colegas e professores/as.

No intervalo entre os trabalhos, nos corredores do Bloco B, haverá uma mostra dos trabalhos desenvolvidos por acadêmicos/as dos terceiros e quartos anos dos cursos de Letras na disciplina de Estágio em parceria com as Escolas da Rede de Ensino. As atividades no período vespertino serão das 13h às 17h e, no noturno, das 19h às 22h. As Mesas de Debates acontecerão no Auditório da Reitoria e os Colóquios de Letras nas salas do Bloco B, ambos no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

As inscrições no evento, para o público-alvo, poderão ser feitas no site do evento até 08 de novembro. Haverá certificado, emitido pela Proex/UEPG.

Foto: Aline Jasper