Treinamentos e debate fecham semana pré-eleições da UEPG

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, nesta quinta e sexta-feira (07 e 08), atividades referentes ao período eleitoral para Reitoria (2022-2026). Além do debate, ocorrido na noite de quinta, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) promoveu treinamento aos mesários e auditoria do sistema de votação.

A auditoria do sistema contou com a presença de representantes das duas chapas. O analista membro da comissão eleitoral, Luiz Gustavo Barros, explicou os processos e lógicos para garantir a segurança e inviolabilidade dos votos. “O processo de auditoria do sistema é apresentado pelo NTI e executado pelos peritos indicados pelas chapas. É o momento em que explicamos tecnicamente como funcionam dentro do sistema eleitoral, desenvolvido pelo NTI, os dois conceitos fundamentais da eleição: a inviolabilidade do voto e a garantia de não identificar o eleitor”, garante o Barros. Após apresentação, o servidor foi lacrado fisicamente.

A auditoria acontece em diferentes momentos do processo eleitoral, segundo o analista membro da comissão eleitoral, Vladimir Alexandrino de Souza. “Se inicia na sessão de auditoria e termina somente após a apuração dos votos”. O documento com informações técnicas a respeito da auditoria do sistema pode ser consultado aqui.

O treinamento aos mesários aconteceu na manhã desta sexta-feira, para cerca de 200 pessoas que participarão do processo eleitoral. Na ocasião, foram repassadas orientações de ações durante o momento de votação. Parte dos mesários inicia o trabalho neste sábado (09), nos locais onde votam alunos da educação a distância e polo de Telêmaco Borba.

Debate

Na noite desta quinta-feira (07), os candidatos à Reitoria da participaram do debate promovido pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg). O evento aconteceu no auditório do Centro Integrar, antigo PDE, em Uvaranas.

Nesta eleição, concorrem ao pleito a Chapa 1 – ‘UEPG – O importante é você’, com reitor Everson Augusto Krum e vice-reitor Vanderlei Schneider Lima; e Chapa 2 – ‘Sempre UEPG’, com reitor Miguel Sanches Neto e vice-reitor Ivo Mottin Demiate. O debate contou com a presença dos apoiadores das duas chapas, com seções de temas sorteados pela mesa, questões feitas pelo público presente e perguntas elaboradas pelos candidatos.

“É com muita alegria que o Sinduepg promove este debate, para que possamos aprofundar as propostas dos dois projetos de Universidade que se colocam”, destacou, em fala de abertura, a vice-presidente da diretoria, professora Regina Stori. O evento foi transmitido ao vivo na página do Facebook do Sindicato e pode ser conferido aqui. Informações sobre a eleição podem ser consultadas aqui.

Texto e fotos: Jéssica Natal

 


Compartilhe

 

Skip to content