Curso on-line discute ‘acolhimento em época de isolamento social’

O curso “Cuidando de Gente na EaD” está com inscrições abertas no site do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O prazo termina dia 09 de abril, com aulas EaD de 09 de abril a 29 de maio, totalmente gratuitas e com certificado de 40h. O conteúdo será ministrado por Célio Pinheiro, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1994) e especialista em Psicanálise.

Vinculado ao projeto de extensão “Techné: socialização da EaD como formação e política pública”, o curso visa minimizar os efeitos psicológicos que o isolamento social pode causar. As aulas serão fundamentadas em referenciais psicanalíticos, antropológicos e sociais e contam com diálogos e reflexões entre o ministrante e os participantes em fórum online. Nesse espaço, será possível expressar as aflições e angústias causadas pelo momento atual.

O grupo discutirá conceitos de angústia e ansiedade e formas de aliviar o sofrimento em tempos de isolamento social, assim como a definição clínica da depressão, uma vez que os momentos atuais têm imposto situações de perdas muito significativas para a sociedade. Nos encontros, também haverá a análise dos filmes “Medianeras” e “Réquiem”, discussão de textos que levem a uma reflexão crítica sobre a sociedade de consumo e suas consequências psíquicas e o estudo de autores com posicionamento científico e crítico sobre questões ecológicas e sua relação com as mentalidades.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Dra. Kelly Cristina Ducatti da Silva, a intenção é promover um curso de extensão que crie um espaço de acolhimento na EaD diante dos efeitos causados pela medida preventiva ao Covid-19. “A EaD também tem essa função, reunir pessoas e uni-las em torno de causas nobres: estudar, trabalhar, comunicar, criar, ensinar e aprender, entre tantas outras ações importantes para a vida humana”, explica.

“Cuidar e ser cuidado parece ser o aprendizado mais significativo neste momento. Na EaD, também podemos desenvolver essa função. Por isso, convidei o Psicanalista e Antropólogo Célio para estar conosco nessa empreitada de cuidado social via EaD”, afirma a professora Kelly. O encontro acontecerá durante oito semanas, de forma totalmente online, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA/UEPG.

Para inscrições e mais informações, acesse: https://ead.uepg.br/curso-saude-mental

Texto: Vanessa Hrenechen     Foto: divulgação (Célio Pinheiro)